As representa??es sociais de estudantes de medicina sobre o curso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2398 |
Resumo: | O curso de medicina suscita no imagin?rio social um repert?rio de significados e valores do que ? ser ?estudante de medicina?. As representa??es sociais podem impactar na forma como o estudante se insere e vivencia o curso de medicina. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as representa??es sociais de discentes de medicina sobre o curso e seus impactos no processo de forma??o. Trata-se de um estudo qualitativo explorat?rio baseado na Teoria das Representa??es Sociais com estudantes de medicina de uma universidade p?blica federal. A coleta dos dados foi realizada por meio da t?cnica de grupo focal. Os interessados em participar da pesquisa foram distribu?dos em quatro grupos focais, sendo 3 com 10 participantes e 1 com cinco. O material composto pelas grava??es dos quatro grupos focais foi transcrito e organizado para a composi??o do corpus da pesquisa. O tipo de an?lise realizada foi a an?lise lexical e a interpreta??o dos resultados seguiu o referencial da Teoria das Representa??es Sociais. Para a realiza??o da an?lise lexical do corpus foi utilizado o software IRAMUTEQ. Os segmentos de textos analisados pelo software apresentaram reten??o de 91,78%, o que indica consist?ncia da an?lise. Foram identificadas cinco classes de palavras delimitando campos sem?nticos que possibilitaram a constru??o de cinco categorias tem?ticas, a saber: Impactos do curso, Curso de Medicina, Profiss?o de Medicina, Organiza??o do Curso e Investimento Pessoal. As categorias Impactos do curso, Curso de Medicina e Profiss?o de Medicina est?o diretamente relacionadas, indicando que no campo da representa??o sobre o curso os aspectos relacionados aos impactos do curso na aprendizagem e na sa?de dos estudantes est?o associados a como eles percebem e caracterizam a forma??o em medicina e a profiss?o de m?dico. A categoria Organiza??o do curso relaciona-se com a categoria Investimento Pessoal sugerindo que a organiza??o e o desenvolvimento do curso afetam diretamente os esfor?os que os estudantes devem realizar para atender as expectativas e exig?ncias impostas pelo primeiro. Os indicadores obtidos sinalizam aspectos relevantes sobre os impactos do curso na sa?de mental dos discentes e refor?a a import?ncia dos servi?os de apoio psicopedag?gicos direcionados a este p?blico. Tamb?m, as imagens, informa??es e condutas que os estudantes de medicina apresentam sobre o curso constituem-se como elementos importantes que podem colaborar para a reflex?o do sistema de ensino do futuro m?dico. |
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Quadros, Suzana EstevesSant?Anna, Paulo Afr?nioHemmi, Ana Paula AzevedoSampaio, Cristina AndradeUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Sant?Anna, Paulo Afr?nio2021-01-29T14:02:27Z2021-01-29T14:02:27Z20192019-09-06QUADROS, Suzana Esteves. As representa??es sociais de estudantes de medicina sobre o curso. 2019. 70 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Ensino em Sa?de) ? Programa de P?s-gradua??o em Ensino em Sa?de, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2398O curso de medicina suscita no imagin?rio social um repert?rio de significados e valores do que ? ser ?estudante de medicina?. As representa??es sociais podem impactar na forma como o estudante se insere e vivencia o curso de medicina. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as representa??es sociais de discentes de medicina sobre o curso e seus impactos no processo de forma??o. Trata-se de um estudo qualitativo explorat?rio baseado na Teoria das Representa??es Sociais com estudantes de medicina de uma universidade p?blica federal. A coleta dos dados foi realizada por meio da t?cnica de grupo focal. Os interessados em participar da pesquisa foram distribu?dos em quatro grupos focais, sendo 3 com 10 participantes e 1 com cinco. O material composto pelas grava??es dos quatro grupos focais foi transcrito e organizado para a composi??o do corpus da pesquisa. O tipo de an?lise realizada foi a an?lise lexical e a interpreta??o dos resultados seguiu o referencial da Teoria das Representa??es Sociais. Para a realiza??o da an?lise lexical do corpus foi utilizado o software IRAMUTEQ. Os segmentos de textos analisados pelo software apresentaram reten??o de 91,78%, o que indica consist?ncia da an?lise. Foram identificadas cinco classes de palavras delimitando campos sem?nticos que possibilitaram a constru??o de cinco categorias tem?ticas, a saber: Impactos do curso, Curso de Medicina, Profiss?o de Medicina, Organiza??o do Curso e Investimento Pessoal. As categorias Impactos do curso, Curso de Medicina e Profiss?o de Medicina est?o diretamente relacionadas, indicando que no campo da representa??o sobre o curso os aspectos relacionados aos impactos do curso na aprendizagem e na sa?de dos estudantes est?o associados a como eles percebem e caracterizam a forma??o em medicina e a profiss?o de m?dico. A categoria Organiza??o do curso relaciona-se com a categoria Investimento Pessoal sugerindo que a organiza??o e o desenvolvimento do curso afetam diretamente os esfor?os que os estudantes devem realizar para atender as expectativas e exig?ncias impostas pelo primeiro. Os indicadores obtidos sinalizam aspectos relevantes sobre os impactos do curso na sa?de mental dos discentes e refor?a a import?ncia dos servi?os de apoio psicopedag?gicos direcionados a este p?blico. Tamb?m, as imagens, informa??es e condutas que os estudantes de medicina apresentam sobre o curso constituem-se como elementos importantes que podem colaborar para a reflex?o do sistema de ensino do futuro m?dico.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2021-01-29T14:00:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) suzana_esteves_quadros.pdf: 1111365 bytes, checksum: 1d7fa60706e65ff2ca0c6bb6e2272fe7 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? 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The main objective of the research was to identify the social representations of medical students about the course and its impacts on the formation process. This is an exploratory qualitative study based on the Theory of Social Representations with medical students from a federal public university. Data collection was performed using the focus group technique. Those interested in participating in the research were divided into four focus groups, 3 with 10 participants and 1 with five. The material composed by the recordings of the four focus groups was transcribed and organized for the composition of the research corpus. The type of analysis performed was lexical analysis and the interpretation of the results followed the framework of the Theory of Social Representations. To perform the lexical analysis of the corpus, IRAMUTEQ software was used. The text segments analyzed by the software presented retention of 91.78%, which indicates consistency of the analysis. Five word classes were identified delimiting semantic fields that allowed the construction of five thematic categories, namely: Course Impacts, Medical Course, Profession of Medicine, Course Organization and Personal Investment. The categories Impacts of the course, Course of Medicine and Profession of Medicine are directly related, indicating that in the field of representation about the course aspects related to the impacts of the course on students' learning and health are associated with how they perceive and characterize their education. in medicine and the profession of doctor. The Course Organization category relates to the Personal Investment category suggesting that course organization and development directly affects the efforts students must make to meet the expectations and requirements imposed by the first. The indicators obtained indicate relevant aspects about the impacts of the course on the students' mental health and reinforce the importance of psychopedagogical support services directed to this public. Also, the images, information and conduct that medical students present about the course are important elements that can contribute to the reflection of the education system of the future doctor.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAs representa??es sociais de estudantes de medicina sobre o cursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRepresenta??es sociaisCurso de medicinaEstudante de medicinaTeoria das representa??es sociaisSocial representationsMedical schoolMedical studentTheory of social representationsreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTsuzana_esteves_quadros.pdf.txtsuzana_esteves_quadros.pdf.txtExtracted texttext/plain155579http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2398/6/suzana_esteves_quadros.pdf.txt0acdb8f166a5199f9e2fb745b28afd1eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O curso de medicina suscita no imagin?rio social um repert?rio de significados e valores do que ? ser ?estudante de medicina?. As representa??es sociais podem impactar na forma como o estudante se insere e vivencia o curso de medicina. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as representa??es sociais de discentes de medicina sobre o curso e seus impactos no processo de forma??o. Trata-se de um estudo qualitativo explorat?rio baseado na Teoria das Representa??es Sociais com estudantes de medicina de uma universidade p?blica federal. A coleta dos dados foi realizada por meio da t?cnica de grupo focal. Os interessados em participar da pesquisa foram distribu?dos em quatro grupos focais, sendo 3 com 10 participantes e 1 com cinco. O material composto pelas grava??es dos quatro grupos focais foi transcrito e organizado para a composi??o do corpus da pesquisa. O tipo de an?lise realizada foi a an?lise lexical e a interpreta??o dos resultados seguiu o referencial da Teoria das Representa??es Sociais. Para a realiza??o da an?lise lexical do corpus foi utilizado o software IRAMUTEQ. Os segmentos de textos analisados pelo software apresentaram reten??o de 91,78%, o que indica consist?ncia da an?lise. Foram identificadas cinco classes de palavras delimitando campos sem?nticos que possibilitaram a constru??o de cinco categorias tem?ticas, a saber: Impactos do curso, Curso de Medicina, Profiss?o de Medicina, Organiza??o do Curso e Investimento Pessoal. As categorias Impactos do curso, Curso de Medicina e Profiss?o de Medicina est?o diretamente relacionadas, indicando que no campo da representa??o sobre o curso os aspectos relacionados aos impactos do curso na aprendizagem e na sa?de dos estudantes est?o associados a como eles percebem e caracterizam a forma??o em medicina e a profiss?o de m?dico. A categoria Organiza??o do curso relaciona-se com a categoria Investimento Pessoal sugerindo que a organiza??o e o desenvolvimento do curso afetam diretamente os esfor?os que os estudantes devem realizar para atender as expectativas e exig?ncias impostas pelo primeiro. Os indicadores obtidos sinalizam aspectos relevantes sobre os impactos do curso na sa?de mental dos discentes e refor?a a import?ncia dos servi?os de apoio psicopedag?gicos direcionados a este p?blico. Tamb?m, as imagens, informa??es e condutas que os estudantes de medicina apresentam sobre o curso constituem-se como elementos importantes que podem colaborar para a reflex?o do sistema de ensino do futuro m?dico. |
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