Forma??o e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Resid?ncia Pedag?gica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Grazielle Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3263
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de transla??o identificados nos documentos do Programa Resid?ncia Pedag?gica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere ? constru??o de redes identit?rias e de forma??o docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte quest?o de pesquisa: Que transla??es de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a forma??o e a identidade profissional docente? A partir do marco te?rico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a transla??o, as composi??es de interesse e a performatividade. A pesquisa em quest?o ? de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva. O cen?rio da nossa investiga??o foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como t?cnica para coleta de dados utilizamos a an?lise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela An?lise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implanta??o do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ci?ncias Biol?gicas da universidade estudada, atingindo principalmente os est?gios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigat?rio que facilita a implementa??o de pol?ticas do Minist?rio da Educa??o (MEC) nas Institui??es de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetra??o e aceita??o nas universidades, afetando assim, a autonomia universit?ria. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade institui??o, e que o PRP, em geral, promove uma identifica??o dos licenciandos com a doc?ncia.
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Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte quest?o de pesquisa: Que transla??es de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a forma??o e a identidade profissional docente? A partir do marco te?rico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a transla??o, as composi??es de interesse e a performatividade. A pesquisa em quest?o ? de natureza qualitativa, explorat?ria e descritiva. O cen?rio da nossa investiga??o foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como t?cnica para coleta de dados utilizamos a an?lise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela An?lise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implanta??o do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ci?ncias Biol?gicas da universidade estudada, atingindo principalmente os est?gios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigat?rio que facilita a implementa??o de pol?ticas do Minist?rio da Educa??o (MEC) nas Institui??es de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetra??o e aceita??o nas universidades, afetando assim, a autonomia universit?ria. 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Programa de P?s-gradua??o em Educa??o em Ci?ncias, Matem?tica e Tecnologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade profissional docentePrograma Resid?ncia Pedag?gicaPol?ticas p?blicasTeoria Ator-RedeForma??o de professoresForma??o e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Resid?ncia Pedag?gica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Redeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTgrazielle_souza_neves.pdf.txtgrazielle_souza_neves.pdf.txtExtracted texttext/plain310675http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3263/4/grazielle_souza_neves.pdf.txt8f33f33ecf83b581ceb5a490b8c3c0c9MD54produto_grazielle_neves.pdf.txtproduto_grazielle_neves.pdf.txtExtracted texttext/plain48319http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3263/5/produto_grazielle_neves.pdf.txt04a5eb167eba350b35d2bb8153a55885MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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