M?todos de monitoramento da aprendizagem: estudo de caso em uma institui??o de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renato Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2932
Resumo: Este trabalho prop?e a inclus?o no curr?culo escolar da pr?tica de um monitoramento ?cont?nuo? da aprendizagem como forma de melhorar os ?ndices de evas?o e reprova??o nas unidades de ensino. Inicialmente, definiram-se junto com o corpo pedag?gico, professores e professores coordenadores de ?rea as vari?veis que seriam monitoradas neste processo. As vari?veis foram estabelecidas com base em pontos cr?ticos de aprendizagem que, segundo o corpo docente desta unidade se resumem em: n?mero excessivo de faltas, pouca participa??o nas atividades propostas, n?vel de aprendizagem incompat?vel com a s?rie, conhecimentos b?sicos de matem?tica, leitura e interpreta??o de textos. De um modo geral, monitoramento semelhante ocorre em todas as escolas, no entanto, isto ? feito ao final de cada ciclo (bimestre, trimestre, etc.) ocasi?o em que n?o se tem tempo h?bil para que se fa?a uma recupera??o real do conte?do dado naquele per?odo. Como ferramenta de monitoramento optou-se pelo planilhamento dos pontos cr?ticos de aprendizagem e ficou estabelecido que o intervalo entre lan?amentos de dados fosse de tr?s semanas, aproximadamente. Os professores de cada disciplina fazem o lan?amento dos dados, relativos ? sua mat?ria lecionada, em uma planilha que est? gravada em um servidor. Ap?s o preenchimento da planilha por todos os professores, relat?rios autom?ticos com os perfis das turmas s?o impressos para compor as pastas de documentos que orientam os professores de Projeto de Vida (PV) e de Estudo Orientados (EO). De posse destas informa??es os pedagogos (da base comum e parte diversificada) e os professores de PV e EO realizam interven??es pontuais antes do novo ciclo de monitoramento. Constatou-se ao final deste trabalho que tal monitoramento e as interven??es proporcionadas por ele, promoveram uma diminui??o significativa do n?mero de alunos em situa??o de recupera??o trimestral e consequentemente nos ?ndices de evas?o e reprova??o final.
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spelling Pereira, Renato SantosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Telau, Ant?nio Carlos2022-08-12T19:38:24Z2022-08-12T19:38:24Z20202020-03-06PEREIRA, Renato Santos. M?todos de monitoramento da aprendizagem: estudo de caso em uma institui??o de tempo integral. 2020. 72 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Matem?tica) ? Programa de P?s-Gradua??o em Matem?tica, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Te?filo Otoni, 2020.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2932Este trabalho prop?e a inclus?o no curr?culo escolar da pr?tica de um monitoramento ?cont?nuo? da aprendizagem como forma de melhorar os ?ndices de evas?o e reprova??o nas unidades de ensino. Inicialmente, definiram-se junto com o corpo pedag?gico, professores e professores coordenadores de ?rea as vari?veis que seriam monitoradas neste processo. As vari?veis foram estabelecidas com base em pontos cr?ticos de aprendizagem que, segundo o corpo docente desta unidade se resumem em: n?mero excessivo de faltas, pouca participa??o nas atividades propostas, n?vel de aprendizagem incompat?vel com a s?rie, conhecimentos b?sicos de matem?tica, leitura e interpreta??o de textos. De um modo geral, monitoramento semelhante ocorre em todas as escolas, no entanto, isto ? feito ao final de cada ciclo (bimestre, trimestre, etc.) ocasi?o em que n?o se tem tempo h?bil para que se fa?a uma recupera??o real do conte?do dado naquele per?odo. Como ferramenta de monitoramento optou-se pelo planilhamento dos pontos cr?ticos de aprendizagem e ficou estabelecido que o intervalo entre lan?amentos de dados fosse de tr?s semanas, aproximadamente. Os professores de cada disciplina fazem o lan?amento dos dados, relativos ? sua mat?ria lecionada, em uma planilha que est? gravada em um servidor. Ap?s o preenchimento da planilha por todos os professores, relat?rios autom?ticos com os perfis das turmas s?o impressos para compor as pastas de documentos que orientam os professores de Projeto de Vida (PV) e de Estudo Orientados (EO). De posse destas informa??es os pedagogos (da base comum e parte diversificada) e os professores de PV e EO realizam interven??es pontuais antes do novo ciclo de monitoramento. Constatou-se ao final deste trabalho que tal monitoramento e as interven??es proporcionadas por ele, promoveram uma diminui??o significativa do n?mero de alunos em situa??o de recupera??o trimestral e consequentemente nos ?ndices de evas?o e reprova??o final.Submitted by Gilson Rodrigues (gilson.rodrigues@ufvjm.edu.br) on 2022-08-12T19:02:06Z No. of bitstreams: 1 Renato_Santos_Pereira.pdf: 2730414 bytes, checksum: 9ea63aa07b2b36918aaf27b2dfaaf240 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? 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The variables were established based on critical learning points that, according to the faculty of this unit, are summarized as: excessive number of absences, little participation in the proposed activities, learning level incompatible with the grade, basic knowledge of mathematics, reading and interpretation of texts. In general, similar monitoring occurs in all schools, however, this is done at the end of each cycle (bimonthly, quarterly, etc.) when there is not enough time to make a real recovery of the given content. in that period. As a monitoring tool, it was decided to build a spreadsheet containing the critical learning points and it was established that the interval between data entries was approximately three weeks. The teachers of each discipline make the entry of data, related to their taught subject, in a spreadsheet that is recorded on a server. After filling out the worksheet by all teachers, automatic reports with the profiles of the classes are printed to compose the document folders that guide the Life Project (PV) and Oriented Study (EO) teachers. With this information, pedagogues (from the common base and diversified part) and the PV and EO teachers carry out specific interventions before the new monitoring cycle. It was found at the end of this work that such monitoring and the interventions provided by it, promoted a significant decrease in the number of students in a situation of quarterly recovery and consequently in the dropout and final failure rates.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessM?todos de monitoramento da aprendizagem: estudo de caso em uma institui??o de tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCurr?culo escolarMonitoramento da arendizagemProjeto de vidaEstudo orientadoreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTrenato_santos_pereira.pdf.txtrenato_santos_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain107997http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2932/3/renato_santos_pereira.pdf.txtd48b45b7ec201f78ccccbf80bab06352MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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