Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Jilton Vitorino de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Raimunda Alves, Lima, Francisco Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br/handle/123456789/33224
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198
Resumo: A educação no Brasil enfrenta diversos problemas, dentre eles, o fracasso escolar no Ensino Médio, cujas dimensões causam preocupação na comunidade escolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes e de professores do Ensino Médio da Unidade Escolar José Rodrigues da Silva sobre o fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o questionário como técnica e instrumento de produção dos dados, junto aos estudantes; e de conversas informais, junto aos professores. Os resultados, a partir das vozes de estudantes e de professores, apontam que as causas e as razões do abandono e da reprovação escolar estão diretamente ligadas ao fracasso escolar. Este, então, é um fenômeno multifacetado, resultado dos reflexos da sociedade brasileira, marcada pelas desigualdades educacionais que repercutem negativamente no acesso e no sucesso dos alunos, imperando, ainda, a lógica da exclusão social, necessitando, portanto, da edificação de discursos e práticas de inclusão social, sobretudo, em escolas do campo.
id UFV_de0805c4443cde4be45554d6310e8b39
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/33224
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professoresFracasso escolarEnsino médioEscola do campoExclusão socialInclusão escolarSchool failureHigh schoolField schoolSocial exclusionSchool inclusionEscuela secundariaFracaso escolarEscuela de campoExclusión socialInclusión escolarA educação no Brasil enfrenta diversos problemas, dentre eles, o fracasso escolar no Ensino Médio, cujas dimensões causam preocupação na comunidade escolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes e de professores do Ensino Médio da Unidade Escolar José Rodrigues da Silva sobre o fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o questionário como técnica e instrumento de produção dos dados, junto aos estudantes; e de conversas informais, junto aos professores. Os resultados, a partir das vozes de estudantes e de professores, apontam que as causas e as razões do abandono e da reprovação escolar estão diretamente ligadas ao fracasso escolar. Este, então, é um fenômeno multifacetado, resultado dos reflexos da sociedade brasileira, marcada pelas desigualdades educacionais que repercutem negativamente no acesso e no sucesso dos alunos, imperando, ainda, a lógica da exclusão social, necessitando, portanto, da edificação de discursos e práticas de inclusão social, sobretudo, em escolas do campo.Education in Brazil faces several problems, among them, school failure in high school, whose dimensions cause concern in the school community. In this sense, the present study aims to analyze the conceptions of high school students and teachers at the José Rodrigues da Silva School Unit about school failure. It is a qualitative research, in which the questionnaire was used as a technique and instrument of data production, with the students; and informal conversations with teachers. The results, based on the voices of students and teachers, point out that the causes and reasons for school dropout and failure are directly linked to school failure. This, then, is a multifaceted phenomenon, the result of the reflexes of Brazilian society, marked by educational inequalities that negatively affect the access and success of students, still prevailing the logic of social exclusion, requiring, therefore, the construction of discourses and social inclusion practices, especially in rural schools.La educación en Brasil enfrenta varios problemas, entre ellos, el fracaso escolar en la escuela secundaria, cuyas dimensiones causan preocupación en la comunidad escolar. En ese sentido, el presente estudio tiene como objetivo analizar las concepciones de estudiantes y profesores de enseñanza media de la Unidad Escolar José Rodrigues da Silva sobre el fracaso escolar. Es una investigación cualitativa, en la que se utilizó el cuestionario como técnica e instrumento de producción de datos, con los estudiantes; y conversaciones informales con los maestros. Los resultados, basados en las voces de estudiantes y docentes, apuntan que las causas y motivos de la deserción y el fracaso escolar están directamente ligados al fracaso escolar. Este, entonces, es un fenómeno multifacético, resultado de los reflejos de la sociedad brasileña, marcada por desigualdades educativas que afectan negativamente el acceso y el éxito de los estudiantes, aún prevaleciendo la lógica de la exclusión social, requiriendo, por lo tanto, la construcción de discursos y acciones sociales. prácticas de inclusión, especialmente en las escuelas rurales.Revista ELO - Diálogos em Extensão2024-11-28T13:11:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, Jilton Vitorino de; MELO, Raimunda Alves; LIMA, Francisco Renato. Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198.2317-5451 (eletrônico)2317-191X (impresso)https://locus.ufv.br/handle/123456789/33224https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198porv. 11Creative Commons Attribution Licenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Jilton Vitorino deMelo, Raimunda AlvesLima, Francisco Renatoreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-11-29T06:01:46Zoai:locus.ufv.br:123456789/33224Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-11-29T06:01:46LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
title Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
spellingShingle Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
França, Jilton Vitorino de
Fracasso escolar
Ensino médio
Escola do campo
Exclusão social
Inclusão escolar
School failure
High school
Field school
Social exclusion
School inclusion
Escuela secundaria
Fracaso escolar
Escuela de campo
Exclusión social
Inclusión escolar
title_short Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
title_full Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
title_fullStr Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
title_full_unstemmed Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
title_sort Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores
author França, Jilton Vitorino de
author_facet França, Jilton Vitorino de
Melo, Raimunda Alves
Lima, Francisco Renato
author_role author
author2 Melo, Raimunda Alves
Lima, Francisco Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Jilton Vitorino de
Melo, Raimunda Alves
Lima, Francisco Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Ensino médio
Escola do campo
Exclusão social
Inclusão escolar
School failure
High school
Field school
Social exclusion
School inclusion
Escuela secundaria
Fracaso escolar
Escuela de campo
Exclusión social
Inclusión escolar
topic Fracasso escolar
Ensino médio
Escola do campo
Exclusão social
Inclusão escolar
School failure
High school
Field school
Social exclusion
School inclusion
Escuela secundaria
Fracaso escolar
Escuela de campo
Exclusión social
Inclusión escolar
description A educação no Brasil enfrenta diversos problemas, dentre eles, o fracasso escolar no Ensino Médio, cujas dimensões causam preocupação na comunidade escolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes e de professores do Ensino Médio da Unidade Escolar José Rodrigues da Silva sobre o fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o questionário como técnica e instrumento de produção dos dados, junto aos estudantes; e de conversas informais, junto aos professores. Os resultados, a partir das vozes de estudantes e de professores, apontam que as causas e as razões do abandono e da reprovação escolar estão diretamente ligadas ao fracasso escolar. Este, então, é um fenômeno multifacetado, resultado dos reflexos da sociedade brasileira, marcada pelas desigualdades educacionais que repercutem negativamente no acesso e no sucesso dos alunos, imperando, ainda, a lógica da exclusão social, necessitando, portanto, da edificação de discursos e práticas de inclusão social, sobretudo, em escolas do campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-11-28T13:11:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Jilton Vitorino de; MELO, Raimunda Alves; LIMA, Francisco Renato. Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
https://locus.ufv.br/handle/123456789/33224
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198
identifier_str_mv FRANÇA, Jilton Vitorino de; MELO, Raimunda Alves; LIMA, Francisco Renato. Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, p. 01-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
url https://locus.ufv.br/handle/123456789/33224
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 11
dc.rights.driver.fl_str_mv Creative Commons Attribution License
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Creative Commons Attribution License
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610607757590528