Aprendendo a docência: processos de formação de licenciandas em Pedagogia integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Edilaine do Rosário
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6589
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar o processo de aprendizagem da docência de estudantes de Pedagogia ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do PIBID. Especificamente, buscamos identificar, compreender e analisar: os significados que cinco bolsistas de iniciação à docência, inseridas em duas escolas municipais de Viçosa-MG atribuem ao aprender a ensinar; as ações que desenvolvem e as relações que estabelecem no decorrer da participação no Programa; as implicações dessas ações e relações em seus processos de aprendizagem da docência; e os saberes que apreendem nesse processo. Para o desenvolvimento do estudo respaldamos em autores como: Garcia (1999); Nono (2001), Nunes (2001), Mizukami, et al. (2010), Tardif (2011) e Van Zanten (2008), dentre outros. A abordagem qualitativa foi nossa opção metodológica de pesquisa. Empregamos como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, observações, análises documentais e visita às escolas em que as licenciandas atuavam. Como resultados da pesquisa, apontamos: a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciadas desenvolverem, apesar de sofrer alterações, essas se efetivaram na prática; as estudantes bolsistas do PIBID vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; elas se fizeram presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos. Essas ações propostas às pibidianas, juntamente com as relações que essas licenciandas estabeleceram, no âmbito do PIBID, favoreceram diversas aprendizagens da docência. As aprendizagens relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe e ao saber lidar com os imprevistos, por exemplo, foram propiciadas de forma mais intensa. Já as aprendizagens concernentes ao planejamento do ensino, ao domínio do conteúdo, ao modo de ensinar e ao relacionamento com os alunos foram proporcionadas de forma menos intensa. No contexto da aquisição de tais aprendizagens e no processo de socialização, a coordenadora do PIBID, as outras bolsistas de iniciação a docência, a professora regente e os alunos foram enfatizados, pelas licenciandas, como sujeitos centrais. Esses resultados foram processados e analisados com o aporte daxiii literatura a respeito, principalmente, da aprendizagem da docência, dos saberes que a constituem, da iniciação à docência e da socialização profissional. Os dados da pesquisa ao evidenciarem as aprendizagens (re) construídas no PIBID apontando as potencialidades e limites desse Programa no processo de construção de tais aprendizagens, reforçam a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa, bem como no próprio contexto de trabalho docente, apontado pelas pibidianas como desmotivador da docência.
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spelling Aprendendo a docência: processos de formação de licenciandas em Pedagogia integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)Learning teaching: formation processes of Pedagogy students members in the Institutional Program of Initiation to Teaching Exchange (PIBID)Professores - FormaçãoPedagogiaEducaçãoEsta dissertação teve por objetivo analisar o processo de aprendizagem da docência de estudantes de Pedagogia ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do PIBID. Especificamente, buscamos identificar, compreender e analisar: os significados que cinco bolsistas de iniciação à docência, inseridas em duas escolas municipais de Viçosa-MG atribuem ao aprender a ensinar; as ações que desenvolvem e as relações que estabelecem no decorrer da participação no Programa; as implicações dessas ações e relações em seus processos de aprendizagem da docência; e os saberes que apreendem nesse processo. Para o desenvolvimento do estudo respaldamos em autores como: Garcia (1999); Nono (2001), Nunes (2001), Mizukami, et al. (2010), Tardif (2011) e Van Zanten (2008), dentre outros. A abordagem qualitativa foi nossa opção metodológica de pesquisa. Empregamos como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, observações, análises documentais e visita às escolas em que as licenciandas atuavam. Como resultados da pesquisa, apontamos: a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciadas desenvolverem, apesar de sofrer alterações, essas se efetivaram na prática; as estudantes bolsistas do PIBID vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; elas se fizeram presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos. Essas ações propostas às pibidianas, juntamente com as relações que essas licenciandas estabeleceram, no âmbito do PIBID, favoreceram diversas aprendizagens da docência. As aprendizagens relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe e ao saber lidar com os imprevistos, por exemplo, foram propiciadas de forma mais intensa. Já as aprendizagens concernentes ao planejamento do ensino, ao domínio do conteúdo, ao modo de ensinar e ao relacionamento com os alunos foram proporcionadas de forma menos intensa. No contexto da aquisição de tais aprendizagens e no processo de socialização, a coordenadora do PIBID, as outras bolsistas de iniciação a docência, a professora regente e os alunos foram enfatizados, pelas licenciandas, como sujeitos centrais. Esses resultados foram processados e analisados com o aporte daxiii literatura a respeito, principalmente, da aprendizagem da docência, dos saberes que a constituem, da iniciação à docência e da socialização profissional. Os dados da pesquisa ao evidenciarem as aprendizagens (re) construídas no PIBID apontando as potencialidades e limites desse Programa no processo de construção de tais aprendizagens, reforçam a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa, bem como no próprio contexto de trabalho docente, apontado pelas pibidianas como desmotivador da docência.This dissertation aimed at analyzing the learning process of Pedagogy students' teaching as they became part of and developed activities at school, through PIBID. Specifically, we tried to identify, understand and analyze: the meanings which five scholarship students from initiation to teaching, inserted in two public schools in Viçosa-MG, attached to learn to teach; actions that develop and the relationships established in the course of participation in the Program; the implications of these actions and relationships in their learning processes of teaching; and the knowledge that they captured in this process. In order to develop the study we endorsed in authors like Garcia (1999); Ninth (2001), Nunes (2001), Mizukami, et al. (2010), Tardif (2011) and Van Zanten (2008), among others. A qualitative methodological approach was our search option. We used as instruments of data collection: a questionnaire, semi- structured interviews, observations, documentary analysis and visits to schools where the students used to act. As search results, we pointed out: most of the actions set out in the Pedagogy PIBID Subproject the students were supposed to develop, despite the changes, were conducted in practice; the scholarship PIBID students experienced school in a exploratory and participatory way; they were present in meetings, workshops and academic and scientific events. Such actions proposed to them, along with the relationships that they established under the PIBID, encouraged different learnings of teaching. The learning outcomes related to educational context, students and their characteristics, teamwork and coping with the unexpected, for example, were offered more intensely. On the other hand, concerning the planning of education, the mastery of content, learning the way of teaching and relationships with students were provided in a less intense way. In the acquisition context of such learning and socialization process, the coordinator of PIBID, the other scholarship students from initiation to teaching, the teacher and the students from the school were reinforced by the scholarship students, as core subjects. These results were processed and analyzed with the contribution of the literature, especially the learning of teaching, the knowledge that constitute it, the initiation to teaching and professional socialization. The surveyxv data evidencing the learning to (re)constructed in PIBID pointing the potentialities and limits of this Program in the construction of such learning process, reinforce the need to rethink the organization of some actions on the Program, as well as in the context of their own teaching work, as pointed out by the scholarship students as demotivating of teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de ViçosaFerenc, Alvanize Valente Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/5014281630773290Neves, Edilaine do Rosário2015-11-09T14:17:51Z2015-11-09T14:17:51Z2014-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Edilaine do Rosário. Aprendendo a docência: processos de formação de licenciandas em Pedagogia integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2014.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-04-13T02:06:59Zoai:locus.ufv.br:123456789/6589Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-13T02:06:59LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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