NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, José Ronaipe das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7807
Resumo: O objetivo central deste texto é abordar a relação e aliança entre neoconservadorismo e neoliberalismo e a maneira pela qual seus discursos e práticas evidenciam um ataque à educação pública brasileira. A partir de uma análise e exposição do que Apple (2002) nomeou como Nova Aliança Conservadora, que indica a relação entre neoliberais, neoconservadores, fundamentalistas religiosos e populistas autoritários, propomos, neste texto, relacionar a leitura do sociólogo estadunidense com a realidade brasileira atual. Ao final, utilizamos, como exemplo, a atuação de setores lobistas neoliberais e neoconservadores na reforma do Novo Ensino Médio, o que nos levou a concluir que há uma forte influência desses grupos no campo educacional atual brasileiro com vistas a implantar uma pedagogia produtora de sujeitos empreendedores de si mesmos.
id ULBRA-1_1535185da90d11e05cc1f4cf8a9ac76d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7807
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEOO objetivo central deste texto é abordar a relação e aliança entre neoconservadorismo e neoliberalismo e a maneira pela qual seus discursos e práticas evidenciam um ataque à educação pública brasileira. A partir de uma análise e exposição do que Apple (2002) nomeou como Nova Aliança Conservadora, que indica a relação entre neoliberais, neoconservadores, fundamentalistas religiosos e populistas autoritários, propomos, neste texto, relacionar a leitura do sociólogo estadunidense com a realidade brasileira atual. Ao final, utilizamos, como exemplo, a atuação de setores lobistas neoliberais e neoconservadores na reforma do Novo Ensino Médio, o que nos levou a concluir que há uma forte influência desses grupos no campo educacional atual brasileiro com vistas a implantar uma pedagogia produtora de sujeitos empreendedores de si mesmos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Goulart, Marcos Vinicius da SilvaMachado, José Ronaipe das Neves2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/780710.4322/2358-0801.2023.25.64.12TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7807/4810Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T13:42:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7807Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T13:42:49Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
title NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
spellingShingle NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
Goulart, Marcos Vinicius da Silva
title_short NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
title_full NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
title_fullStr NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
title_sort NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO EM ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO
author Goulart, Marcos Vinicius da Silva
author_facet Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Machado, José Ronaipe das Neves
author_role author
author2 Machado, José Ronaipe das Neves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Machado, José Ronaipe das Neves
description O objetivo central deste texto é abordar a relação e aliança entre neoconservadorismo e neoliberalismo e a maneira pela qual seus discursos e práticas evidenciam um ataque à educação pública brasileira. A partir de uma análise e exposição do que Apple (2002) nomeou como Nova Aliança Conservadora, que indica a relação entre neoliberais, neoconservadores, fundamentalistas religiosos e populistas autoritários, propomos, neste texto, relacionar a leitura do sociólogo estadunidense com a realidade brasileira atual. Ao final, utilizamos, como exemplo, a atuação de setores lobistas neoliberais e neoconservadores na reforma do Novo Ensino Médio, o que nos levou a concluir que há uma forte influência desses grupos no campo educacional atual brasileiro com vistas a implantar uma pedagogia produtora de sujeitos empreendedores de si mesmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7807
10.4322/2358-0801.2023.25.64.12
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7807
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.64.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7807/4810
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082816520192