Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López, Maricel Mena Mena
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Balanta, Nevis, Montezuma, Nathália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7959
Resumo: Este artigo introduz os temas do pluralismo e do diálogo interreligioso como pressupostos necessários para um exercício dialógico entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas. O texto evidencia a presença do currículo nulo ao proscrito no ensino religioso escolar e propõe uma educação nossótrica transnacional das humanidades que nos ajuda na superação de discursos racistas, nacionalistas e identitários sectários. Posteriormente, se analisa o texto de Atos 17:1-32 mostrando os conflitos religiosos no início do cristianismo e recuperando um mito da tradição iorubá como forma de aprendizado para além do mundo judaico-cristão. A linha metodológica transversal do artigo é uma educação dialógica e nossótrica vinda da tradição filosófica ubuntuista “eu sou porque nós somos”.
id ULBRA-1_6f9641ea4b196c9a2d2534d5cd9956fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7959
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in AmefricaEste artigo introduz os temas do pluralismo e do diálogo interreligioso como pressupostos necessários para um exercício dialógico entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas. O texto evidencia a presença do currículo nulo ao proscrito no ensino religioso escolar e propõe uma educação nossótrica transnacional das humanidades que nos ajuda na superação de discursos racistas, nacionalistas e identitários sectários. Posteriormente, se analisa o texto de Atos 17:1-32 mostrando os conflitos religiosos no início do cristianismo e recuperando um mito da tradição iorubá como forma de aprendizado para além do mundo judaico-cristão. A linha metodológica transversal do artigo é uma educação dialógica e nossótrica vinda da tradição filosófica ubuntuista “eu sou porque nós somos”.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Artigo adscrito ao projeto de pesquisa "Discursos de ódio y violência religiosa” código do projeto: 2246501-AI da Universidade Santo TomásLópez, Maricel Mena MenaBalanta, NevisMontezuma, Nathália2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/795910.4322/2358-0801.2024.26.65.07TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7959/4908Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:18:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7959Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:18:30Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
title Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
spellingShingle Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
López, Maricel Mena Mena
title_short Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
title_full Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
title_fullStr Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
title_full_unstemmed Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
title_sort Nossotric education: a paradigm for an anti-racist education in religious education in Amefrica
author López, Maricel Mena Mena
author_facet López, Maricel Mena Mena
Balanta, Nevis
Montezuma, Nathália
author_role author
author2 Balanta, Nevis
Montezuma, Nathália
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Artigo adscrito ao projeto de pesquisa "Discursos de ódio y violência religiosa” código do projeto: 2246501-AI da Universidade Santo Tomás
dc.contributor.author.fl_str_mv López, Maricel Mena Mena
Balanta, Nevis
Montezuma, Nathália
description Este artigo introduz os temas do pluralismo e do diálogo interreligioso como pressupostos necessários para um exercício dialógico entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas. O texto evidencia a presença do currículo nulo ao proscrito no ensino religioso escolar e propõe uma educação nossótrica transnacional das humanidades que nos ajuda na superação de discursos racistas, nacionalistas e identitários sectários. Posteriormente, se analisa o texto de Atos 17:1-32 mostrando os conflitos religiosos no início do cristianismo e recuperando um mito da tradição iorubá como forma de aprendizado para além do mundo judaico-cristão. A linha metodológica transversal do artigo é uma educação dialógica e nossótrica vinda da tradição filosófica ubuntuista “eu sou porque nós somos”.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7959
10.4322/2358-0801.2024.26.65.07
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7959
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.65.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7959/4908
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081416671232