Affirmative actions in education: paths of black movements in Brazil and Colombia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Sousa, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: dos Santos, Mariza Fernandes, Garcia, Darwin Balanta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7932
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória dos movimentos negros de dois países da Améfrica Ladina: Brasil e Colômbia, em suas lutas pelas ações afirmativas na educação superior. Através de uma revisão de literatura narrativa, revela os principais acontecimentos históricos, sujeitos políticos e a legislação que regulamenta o acesso à reserva de vagas especiais para a população afrocolombiana e afro-brasileira no ensino superior dos dois países. O estudo demonstra como Brasil e Colômbia compartilham um conjunto de lutas e iniciativas em prol da educação para o povo negro, além de pontuar as diferenças entre os dois países, principalmente no que se refere ao importante papel de controle da política pública exercido pelo movimento negro.
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