Affirmative actions in education: paths of black movements in Brazil and Colombia
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7932 |
Resumo: | Este trabalho analisa a trajetória dos movimentos negros de dois países da Améfrica Ladina: Brasil e Colômbia, em suas lutas pelas ações afirmativas na educação superior. Através de uma revisão de literatura narrativa, revela os principais acontecimentos históricos, sujeitos políticos e a legislação que regulamenta o acesso à reserva de vagas especiais para a população afrocolombiana e afro-brasileira no ensino superior dos dois países. O estudo demonstra como Brasil e Colômbia compartilham um conjunto de lutas e iniciativas em prol da educação para o povo negro, além de pontuar as diferenças entre os dois países, principalmente no que se refere ao importante papel de controle da política pública exercido pelo movimento negro. |
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Affirmative actions in education: paths of black movements in Brazil and ColombiaEste trabalho analisa a trajetória dos movimentos negros de dois países da Améfrica Ladina: Brasil e Colômbia, em suas lutas pelas ações afirmativas na educação superior. Através de uma revisão de literatura narrativa, revela os principais acontecimentos históricos, sujeitos políticos e a legislação que regulamenta o acesso à reserva de vagas especiais para a população afrocolombiana e afro-brasileira no ensino superior dos dois países. O estudo demonstra como Brasil e Colômbia compartilham um conjunto de lutas e iniciativas em prol da educação para o povo negro, além de pontuar as diferenças entre os dois países, principalmente no que se refere ao importante papel de controle da política pública exercido pelo movimento negro.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fundaçāo Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa no Rio de JaneiroNunes de Sousa, Ana Lúciados Santos, Mariza FernandesGarcia, Darwin Balanta2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/793210.4322/2358-0801.2024.26.65.01TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7932/4915Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:14:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7932Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:14:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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