Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uceda, Roberta Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Klaus, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem).
id ULBRA-1_c25afbfb7d4de9a7fa99b28e8f7e959d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5057
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na ContemporaneidadeNeste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Uceda, Roberta AparecidaKlaus, Viviane2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/505710.17648/textura-2358-0801-21-47-5057TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057/3516Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T21:37:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5057Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-10-20T21:37:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
title Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
spellingShingle Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
Uceda, Roberta Aparecida
title_short Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
title_full Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
title_fullStr Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
title_full_unstemmed Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
title_sort Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
author Uceda, Roberta Aparecida
author_facet Uceda, Roberta Aparecida
Klaus, Viviane
author_role author
author2 Klaus, Viviane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Uceda, Roberta Aparecida
Klaus, Viviane
description Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057
10.17648/textura-2358-0801-21-47-5057
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057/3516
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081842393088