Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem). |
id |
ULBRA-1_c25afbfb7d4de9a7fa99b28e8f7e959d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5057 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na ContemporaneidadeNeste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Uceda, Roberta AparecidaKlaus, Viviane2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/505710.17648/textura-2358-0801-21-47-5057TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057/3516Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-20T21:37:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5057Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-10-20T21:37:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
title |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
spellingShingle |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade Uceda, Roberta Aparecida |
title_short |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
title_full |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
title_fullStr |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
title_sort |
Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade |
author |
Uceda, Roberta Aparecida |
author_facet |
Uceda, Roberta Aparecida Klaus, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
Klaus, Viviane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uceda, Roberta Aparecida Klaus, Viviane |
description |
Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5057 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-47-5057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5057/3516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 47 (2019): Dossiê: Juventudes contemporâneas e Educação – diálogos possíveis 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081842393088 |