Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Gideão da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores.
id UFER_f45b770397ab143f7615ee0b7fb34312
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7955
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médioCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADesafiosEnsino-aprendizagemMatemáticaEste artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFreire, Silvia Helena de Sá Leitão MoraisFreire, Silvia Helena de Sá Leitão MoraisCruzeiro, Gideão da Silva2022-12-15T17:56:24Z2022-12-15T17:56:24Z2017-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-23T19:56:47Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7955Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-23T19:56:47Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
title Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
spellingShingle Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
Cruzeiro, Gideão da Silva
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Desafios
Ensino-aprendizagem
Matemática
title_short Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
title_full Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
title_fullStr Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
title_full_unstemmed Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
title_sort Os desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
author Cruzeiro, Gideão da Silva
author_facet Cruzeiro, Gideão da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Morais
Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzeiro, Gideão da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Desafios
Ensino-aprendizagem
Matemática
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Desafios
Ensino-aprendizagem
Matemática
description Este artigo tem por objetivo investigar e entender quais as razões que levam a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem em Matemática, e buscar soluções para esses fatos. Com isto, discutimos aspectos relacionados aos desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio, descrevendo a importância que esta disciplina traz há várias gerações, mais que muitas vezes é vista como “bicho de sete cabeças”, fazendo com que seja apresentada como algo incapaz de ser aprendido. Aprender matemática não é tarefa impossível e é preciso mostrar aos alunos que a sua importância passa acima de todas as dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem. É necessário despertar tanto nos alunos como nos professores o espírito investigativo que a matemática requer, só assim será possível construir conhecimento em matemática de forma agradável, estimulante e prazerosa. Dessa forma, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada com cinquenta alunos e dois professores no âmbito da Escola Estadual Coronel Sólon, localizada na cidade de Grossos/RN, em específico nas turmas de conclusão do ensino médio (3º ano) em que questionamos a eles suas percepções sobre fatores associados ao insucesso em Matemática. Para a pesquisa de campo utilizou-se um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às dificuldades dos alunos, os motivos dessas dificuldades, as condições de ensino e formação por parte dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-16
2022-12-15T17:56:24Z
2022-12-15T17:56:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461241044992