A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Suélen Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lousada, Eliane Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967
Resumo: Este artigo objetiva apresentar resultados de um estudo sobre a formação de professores de francês como LE, dando destaque ao papel das entrevistas em autoconfrontação como uma maneira de criar diálogos sobre a atividade de trabalho. Para tanto, criamos um curso que combinou três perspectivas teóricas: i) a Clínica da Atividade (CLOT, 2001a); ii) a Ergonomia da Atividade (FAÏTA, 2004); iii) a engenharia didática (DOLZ, 2016). As análises das entrevistas, com base no modelo teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), evidenciou que a autoconfrontação permite o contato de professores mais e menos experientes que contribuem para encontrar soluções para os obstáculos encontrados.
id ULBRA-1_d9c015a746463bdfe8dd03a5e894b67d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5967
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professorEste artigo objetiva apresentar resultados de um estudo sobre a formação de professores de francês como LE, dando destaque ao papel das entrevistas em autoconfrontação como uma maneira de criar diálogos sobre a atividade de trabalho. Para tanto, criamos um curso que combinou três perspectivas teóricas: i) a Clínica da Atividade (CLOT, 2001a); ii) a Ergonomia da Atividade (FAÏTA, 2004); iii) a engenharia didática (DOLZ, 2016). As análises das entrevistas, com base no modelo teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), evidenciou que a autoconfrontação permite o contato de professores mais e menos experientes que contribuem para encontrar soluções para os obstáculos encontrados.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Rocha, Suélen MariaLousada, Eliane Gouvêa2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/596710.17648/textura-2358-0801-v22n52-5967TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967/3902Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5967Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
title A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
spellingShingle A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
Rocha, Suélen Maria
title_short A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
title_full A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
title_fullStr A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
title_full_unstemmed A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
title_sort A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
author Rocha, Suélen Maria
author_facet Rocha, Suélen Maria
Lousada, Eliane Gouvêa
author_role author
author2 Lousada, Eliane Gouvêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Suélen Maria
Lousada, Eliane Gouvêa
description Este artigo objetiva apresentar resultados de um estudo sobre a formação de professores de francês como LE, dando destaque ao papel das entrevistas em autoconfrontação como uma maneira de criar diálogos sobre a atividade de trabalho. Para tanto, criamos um curso que combinou três perspectivas teóricas: i) a Clínica da Atividade (CLOT, 2001a); ii) a Ergonomia da Atividade (FAÏTA, 2004); iii) a engenharia didática (DOLZ, 2016). As análises das entrevistas, com base no modelo teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), evidenciou que a autoconfrontação permite o contato de professores mais e menos experientes que contribuem para encontrar soluções para os obstáculos encontrados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5967
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967/3902
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n52
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083133190144