Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Luciana Gurgel Guida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Wechsler, Solange Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938
Resumo: Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. 
id UNICAMP-19_d2f9acf8898d23da7026c09b76c51244
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/938
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativosMotivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição.AprendizagemConsiderando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93810.20396/etd.v10in.esp..938ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-1461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938/953Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Luciana Gurgel GuidaWechsler, Solange Muglia2017-09-11T12:49:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/938Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.015270ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
title Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
spellingShingle Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
Siqueira, Luciana Gurgel Guida
Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição.
Aprendizagem
title_short Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
title_full Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
title_fullStr Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
title_full_unstemmed Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
title_sort Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
author Siqueira, Luciana Gurgel Guida
author_facet Siqueira, Luciana Gurgel Guida
Wechsler, Solange Muglia
author_role author
author2 Wechsler, Solange Muglia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Luciana Gurgel Guida
Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição.
Aprendizagem
topic Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição.
Aprendizagem
description Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938
10.20396/etd.v10in.esp..938
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938/953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651524734976