Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938 |
Resumo: | Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. |
id |
UNICAMP-19_d2f9acf8898d23da7026c09b76c51244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/938 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativosMotivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição.AprendizagemConsiderando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93810.20396/etd.v10in.esp..938ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-1461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938/953Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Luciana Gurgel GuidaWechsler, Solange Muglia2017-09-11T12:49:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/938Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.015270ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
title |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
spellingShingle |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos Siqueira, Luciana Gurgel Guida Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição. Aprendizagem |
title_short |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
title_full |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
title_fullStr |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
title_full_unstemmed |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
title_sort |
Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos |
author |
Siqueira, Luciana Gurgel Guida |
author_facet |
Siqueira, Luciana Gurgel Guida Wechsler, Solange Muglia |
author_role |
author |
author2 |
Wechsler, Solange Muglia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Luciana Gurgel Guida Wechsler, Solange Muglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição. Aprendizagem |
topic |
Motivação. Criatividade. Estilos. Aprendizagem. Cognição. Aprendizagem |
description |
Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938 10.20396/etd.v10in.esp..938 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/938/953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 124-146 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651524734976 |