Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, José Luiz
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2761
Resumo: A partir da proposição dos conceitos de inclusividade e penetrabilidade como características básicas dos meios de comunicação da reprodutibilidade técnica; e de uma perspectiva do que sejam suas linguagens; o autor desenvolve uma reflexão a respeito das tentativas de utilizar meios e linguagens no processo educacional (aprendizagem e sistemas disponibilizadores), observando os problemas diferenciados que se apresentam à organização do ensino em situações presenciais e em situações mediatizadas ("à  distância"). Chega então à questão da interatividade. Depois de discutir as tentativas "tradicionais" (anos 70) e as tentativas simplistas e "mecânicas" da atualidade, observa formas de interatividade já existentes, de largo curso, entre usuários e produtos de comunicação. Enfatiza finalmente o interesse em aprofundar o conhecimento sobre estas interações e em aplicá-lo ao trabalho de comunicação educacional.
id UNB - 28_a9b2fd867b5b71f148c1cf1b9956cebd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2761
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividadeInteratividade;Processos Midiáticos;Aprendizagem;RecepçãoA partir da proposição dos conceitos de inclusividade e penetrabilidade como características básicas dos meios de comunicação da reprodutibilidade técnica; e de uma perspectiva do que sejam suas linguagens; o autor desenvolve uma reflexão a respeito das tentativas de utilizar meios e linguagens no processo educacional (aprendizagem e sistemas disponibilizadores), observando os problemas diferenciados que se apresentam à organização do ensino em situações presenciais e em situações mediatizadas ("à  distância"). Chega então à questão da interatividade. Depois de discutir as tentativas "tradicionais" (anos 70) e as tentativas simplistas e "mecânicas" da atualidade, observa formas de interatividade já existentes, de largo curso, entre usuários e produtos de comunicação. Enfatiza finalmente o interesse em aprofundar o conhecimento sobre estas interações e em aplicá-lo ao trabalho de comunicação educacional.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/276110.26512/lc.v5i9.2761Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 129-148Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 129-148Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 129-1481981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2761/2469Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, José Luiz2022-09-09T11:41:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2761Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:41:42Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
title Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
spellingShingle Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
Braga, José Luiz
Interatividade;
Processos Midiáticos;
Aprendizagem;
Recepção
title_short Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
title_full Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
title_fullStr Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
title_full_unstemmed Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
title_sort Meios de comunicação e linguagens: a questão educacional e a interatividade
author Braga, José Luiz
author_facet Braga, José Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Interatividade;
Processos Midiáticos;
Aprendizagem;
Recepção
topic Interatividade;
Processos Midiáticos;
Aprendizagem;
Recepção
description A partir da proposição dos conceitos de inclusividade e penetrabilidade como características básicas dos meios de comunicação da reprodutibilidade técnica; e de uma perspectiva do que sejam suas linguagens; o autor desenvolve uma reflexão a respeito das tentativas de utilizar meios e linguagens no processo educacional (aprendizagem e sistemas disponibilizadores), observando os problemas diferenciados que se apresentam à organização do ensino em situações presenciais e em situações mediatizadas ("à  distância"). Chega então à questão da interatividade. Depois de discutir as tentativas "tradicionais" (anos 70) e as tentativas simplistas e "mecânicas" da atualidade, observa formas de interatividade já existentes, de largo curso, entre usuários e produtos de comunicação. Enfatiza finalmente o interesse em aprofundar o conhecimento sobre estas interações e em aplicá-lo ao trabalho de comunicação educacional.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2761
10.26512/lc.v5i9.2761
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2761
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2761/2469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 129-148
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 129-148
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 129-148
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649573117952