Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3545
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.
id UNB - 28_b89a91311984d935f58321532971d848
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3545
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicasFormação de professores;Professores iniciantes;Desenvolvimento profissional;Abordagem qualitativa;Materialismo histórico-dialéticoO trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/354510.26512/lc.v15i29.3545Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-269Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-269Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-2691981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3545/3230Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPapi, Silmara de Oliveira Gomes2022-09-09T16:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3545Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
title Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
spellingShingle Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
Papi, Silmara de Oliveira Gomes
Formação de professores;
Professores iniciantes;
Desenvolvimento profissional;
Abordagem qualitativa;
Materialismo histórico-dialético
title_short Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
title_full Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
title_fullStr Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
title_sort Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
author Papi, Silmara de Oliveira Gomes
author_facet Papi, Silmara de Oliveira Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Papi, Silmara de Oliveira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores;
Professores iniciantes;
Desenvolvimento profissional;
Abordagem qualitativa;
Materialismo histórico-dialético
topic Formação de professores;
Professores iniciantes;
Desenvolvimento profissional;
Abordagem qualitativa;
Materialismo histórico-dialético
description O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3545
10.26512/lc.v15i29.3545
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3545
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i29.3545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3545/3230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-269
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-269
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 251-269
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i29
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650522079232