Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488
Resumo: Este artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development.
id UNICAMP-18_6c9595e01daa6900d2913edeaaa17c05
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642488
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissionalProfessores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissionalEducaçãoEste artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488Pro-Posições; Vol. 25 No. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218Pro-Posições; v. 25 n. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-2181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488/10267Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPapi, Silmara de Oliveira Gomes2016-02-18T14:44:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642488Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
title Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
spellingShingle Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
Papi, Silmara de Oliveira Gomes
Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional
Educação
title_short Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
title_full Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
title_fullStr Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
title_sort Professoras iniciantes: formação, experiência e desenvolvimento profissional
author Papi, Silmara de Oliveira Gomes
author_facet Papi, Silmara de Oliveira Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Papi, Silmara de Oliveira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional
Educação
topic Professores iniciantes. Formação docente. Experiência. Desenvolvimento profissional
Educação
description Este artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.Abstract This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance.Keywords Novice teachers, teacher formation, experience, professional development.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642488/10267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 25 No. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218
Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218
Pro-Posições; v. 25 n. 1: jan./abr. 2014 [73]; 199-218
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183981142016