Educação inclusiva: significado e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Maria das Graças Viana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira, Zélia Maria Freire de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243
Resumo: O presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. 
id UNB - 28_cc8f4ac7200547f8330c1bd87520c7a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3243
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: significado e realidadeEducação inclusiva;Pessoas excluídas;Ações afirmativasO presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/324310.26512/lc.v11i21.3243Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 217-228Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 217-228Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 217-2281981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243/2929Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBragança, Maria das Graças VianaOliveira, Zélia Maria Freire de2022-09-09T15:41:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3243Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:41:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: significado e realidade
title Educação inclusiva: significado e realidade
spellingShingle Educação inclusiva: significado e realidade
Bragança, Maria das Graças Viana
Educação inclusiva;
Pessoas excluídas;
Ações afirmativas
title_short Educação inclusiva: significado e realidade
title_full Educação inclusiva: significado e realidade
title_fullStr Educação inclusiva: significado e realidade
title_full_unstemmed Educação inclusiva: significado e realidade
title_sort Educação inclusiva: significado e realidade
author Bragança, Maria das Graças Viana
author_facet Bragança, Maria das Graças Viana
Oliveira, Zélia Maria Freire de
author_role author
author2 Oliveira, Zélia Maria Freire de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Maria das Graças Viana
Oliveira, Zélia Maria Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva;
Pessoas excluídas;
Ações afirmativas
topic Educação inclusiva;
Pessoas excluídas;
Ações afirmativas
description O presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. 
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243
10.26512/lc.v11i21.3243
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i21.3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243/2929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 217-228
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 217-228
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 217-228
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i21
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650035539968