Educação inclusiva: significado e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Maria das Graças Viana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira, Zélia Maria Freire de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3243
Resumo: O presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. 
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