Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201
Resumo: Este artigo descreve e analisa um tipo de escola desatrelada do Poder Público e da rede privada, localizada em áreas de extrema pobreza, construída e administrada pelos moradores dessas áreas. É a escola comunitária, cuja história oferece a possibilidade para se refletir como a população pobre enfrenta e resolve os problemas da falta de acesso de seus filhos à instrução formal. Ao longo do trabalho, descrevem- se e analisam-se também as mutações que se produzem na cultura de um grupo social, ao experimentar o jogo de forças presente em sua interação com a cidade, da qual se encontra separado. A existência dessa modalidade escolar constitui uma denúncia da omissão do Estado em relação ao ensino público, mas também faz emergir a ação coletiva, que inclui a demanda por escolas e outros serviços, por meio dos quais a população tenta interagir com a cidade.   
id UNB - 28_f78f43752762b574a981df1257873d5a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3201
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidadeEscola comunitária;Inclusão;Exclusão;ResistênciaEste artigo descreve e analisa um tipo de escola desatrelada do Poder Público e da rede privada, localizada em áreas de extrema pobreza, construída e administrada pelos moradores dessas áreas. É a escola comunitária, cuja história oferece a possibilidade para se refletir como a população pobre enfrenta e resolve os problemas da falta de acesso de seus filhos à instrução formal. Ao longo do trabalho, descrevem- se e analisam-se também as mutações que se produzem na cultura de um grupo social, ao experimentar o jogo de forças presente em sua interação com a cidade, da qual se encontra separado. A existência dessa modalidade escolar constitui uma denúncia da omissão do Estado em relação ao ensino público, mas também faz emergir a ação coletiva, que inclui a demanda por escolas e outros serviços, por meio dos quais a população tenta interagir com a cidade.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/320110.26512/lc.v10i19.3201Linhas Críticas; Vol. 10 No. 19 (2004); 183-202Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 19 (2004); 183-202Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 19 (2004); 183-2021981-04311516-489610.26512/lc.v10i19reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201/2888Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Maria Lucimar Miranda de2022-09-09T15:25:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3201Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:25:50Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
title Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
spellingShingle Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
Escola comunitária;
Inclusão;
Exclusão;
Resistência
title_short Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
title_full Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
title_fullStr Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
title_full_unstemmed Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
title_sort Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
author Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
author_facet Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola comunitária;
Inclusão;
Exclusão;
Resistência
topic Escola comunitária;
Inclusão;
Exclusão;
Resistência
description Este artigo descreve e analisa um tipo de escola desatrelada do Poder Público e da rede privada, localizada em áreas de extrema pobreza, construída e administrada pelos moradores dessas áreas. É a escola comunitária, cuja história oferece a possibilidade para se refletir como a população pobre enfrenta e resolve os problemas da falta de acesso de seus filhos à instrução formal. Ao longo do trabalho, descrevem- se e analisam-se também as mutações que se produzem na cultura de um grupo social, ao experimentar o jogo de forças presente em sua interação com a cidade, da qual se encontra separado. A existência dessa modalidade escolar constitui uma denúncia da omissão do Estado em relação ao ensino público, mas também faz emergir a ação coletiva, que inclui a demanda por escolas e outros serviços, por meio dos quais a população tenta interagir com a cidade.   
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201
10.26512/lc.v10i19.3201
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i19.3201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201/2888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 19 (2004); 183-202
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 19 (2004); 183-202
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 19 (2004); 183-202
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i19
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650008276992