Escola comunitária: a encruzilhada entre a favela e a cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3201 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa um tipo de escola desatrelada do Poder Público e da rede privada, localizada em áreas de extrema pobreza, construída e administrada pelos moradores dessas áreas. É a escola comunitária, cuja história oferece a possibilidade para se refletir como a população pobre enfrenta e resolve os problemas da falta de acesso de seus filhos à instrução formal. Ao longo do trabalho, descrevem- se e analisam-se também as mutações que se produzem na cultura de um grupo social, ao experimentar o jogo de forças presente em sua interação com a cidade, da qual se encontra separado. A existência dessa modalidade escolar constitui uma denúncia da omissão do Estado em relação ao ensino público, mas também faz emergir a ação coletiva, que inclui a demanda por escolas e outros serviços, por meio dos quais a população tenta interagir com a cidade. |
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