Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Leandro Teofilo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Mônica Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10654
Resumo: Problematizamos, neste artigo, inclusão como um processo, assim como a relação dialética dos termos inclusão/exclusão. Neste sentido, categorias como gênero, sexualidade, deficiência, classe, raça, geração, entre outros marcadores sociais da diferença, mostram-se suscetíveis a processos de inclusão/exclusão em variados âmbitos de nossa sociedade, em particular no escolar. Através de pesquisa do tipo etnográfica, realizada em uma escola pública no estado do RJ, focalizamos a categoria sexualidade, buscando compreender como a mesma se fazia presente e era reconhecida neste espaço. Constatamos que a sexualidade, no contexto da pesquisa, se mostrou dentro de um paradoxo, pois convergências e divergências se fizeram presentes nas formas em que os sujeitos no contexto da escola investigada mostravam-se diante de tais questões.
id UEPG-28_80f6906aa2a82f5db33c06fa5bb22c95
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/10654
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omniléticasexualidadeinclusão/exclusãoescolaProblematizamos, neste artigo, inclusão como um processo, assim como a relação dialética dos termos inclusão/exclusão. Neste sentido, categorias como gênero, sexualidade, deficiência, classe, raça, geração, entre outros marcadores sociais da diferença, mostram-se suscetíveis a processos de inclusão/exclusão em variados âmbitos de nossa sociedade, em particular no escolar. Através de pesquisa do tipo etnográfica, realizada em uma escola pública no estado do RJ, focalizamos a categoria sexualidade, buscando compreender como a mesma se fazia presente e era reconhecida neste espaço. Constatamos que a sexualidade, no contexto da pesquisa, se mostrou dentro de um paradoxo, pois convergências e divergências se fizeram presentes nas formas em que os sujeitos no contexto da escola investigada mostravam-se diante de tais questões.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2018-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1065410.5212/Rlagg.v.9.i1.0003Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 1 (2018); 51-712177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10654/pdf5Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Leandro Teofilo deSantos, Mônica Pereira dos2019-01-24T23:33:16Zoai:uepg.br:article/10654Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2019-01-24T23:33:16Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
title Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
spellingShingle Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
Brito, Leandro Teofilo de
sexualidade
inclusão/exclusão
escola
title_short Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
title_full Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
title_fullStr Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
title_full_unstemmed Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
title_sort Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética
author Brito, Leandro Teofilo de
author_facet Brito, Leandro Teofilo de
Santos, Mônica Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Mônica Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Leandro Teofilo de
Santos, Mônica Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv sexualidade
inclusão/exclusão
escola
topic sexualidade
inclusão/exclusão
escola
description Problematizamos, neste artigo, inclusão como um processo, assim como a relação dialética dos termos inclusão/exclusão. Neste sentido, categorias como gênero, sexualidade, deficiência, classe, raça, geração, entre outros marcadores sociais da diferença, mostram-se suscetíveis a processos de inclusão/exclusão em variados âmbitos de nossa sociedade, em particular no escolar. Através de pesquisa do tipo etnográfica, realizada em uma escola pública no estado do RJ, focalizamos a categoria sexualidade, buscando compreender como a mesma se fazia presente e era reconhecida neste espaço. Constatamos que a sexualidade, no contexto da pesquisa, se mostrou dentro de um paradoxo, pois convergências e divergências se fizeram presentes nas formas em que os sujeitos no contexto da escola investigada mostravam-se diante de tais questões.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10654
10.5212/Rlagg.v.9.i1.0003
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10654
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.9.i1.0003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10654/pdf5
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 9 n. 1 (2018); 51-71
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643567562752