Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Cenário |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625 |
Resumo: | The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme. |
id |
UNB-26_3095df43dcd75454e0d841dccffd3a84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37625 |
network_acronym_str |
UNB-26 |
network_name_str |
Revista Cenário |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en BrasilDeterminantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en BrasilLealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico.Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme.La fidelización de los destinos turísticos es de importancia estratégica tanto para la toma de decisiones empresariales como para la formulación de políticas públicas sobre su competitividad. A través de un estudio empírico con datos de la encuesta de turismo receptivo del Ministerio de Turismo en 2013, el artículo evaluó las variables que determinan la lealtad de los turistas internacionales en Brasil. La intención de regreso al país y el número de visitas a Brasil realizadas por turistas extranjeros fueron tratadas como variables relacionadas con la lealtad, con la aplicación de técnicas estadísticas, regresión logística y regresión lineal simple, respectivamente. Se observó que las variables relacionadas con la motivación y satisfacción del turista explican el comportamiento de lealtad, lo que refuerza los resultados encontrados en otros estudios internacionales que abordaron el tema.A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/3762510.26512/revistacenario.v9i3.37625Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 Núm. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 9 n. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 N.º 3 (2021); 323-3382318-856110.26512/revistacenario.v9i3reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625/30840Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Biscaro, ViniciusAssis Feitosa, Paulo Henrique2021-09-13T17:37:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37625Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2021-09-13T17:37:58Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
title |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
spellingShingle |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil Rocha Biscaro, Vinicius Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico. Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística. |
title_short |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
title_full |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
title_fullStr |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
title_full_unstemmed |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
title_sort |
Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil |
author |
Rocha Biscaro, Vinicius |
author_facet |
Rocha Biscaro, Vinicius Assis Feitosa, Paulo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Assis Feitosa, Paulo Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Biscaro, Vinicius Assis Feitosa, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico. Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística. |
topic |
Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico. Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística. |
description |
The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625 10.26512/revistacenario.v9i3.37625 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625 |
identifier_str_mv |
10.26512/revistacenario.v9i3.37625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625/30840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 Núm. 3 (2021); 323-338 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 9 n. 3 (2021); 323-338 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 N.º 3 (2021); 323-338 2318-8561 10.26512/revistacenario.v9i3 reponame:Revista Cenário instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Cenário |
collection |
Revista Cenário |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacenario.cet.unb@gmail.com |
_version_ |
1797231710405918720 |