ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Muniz, Eva Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Peixoto, Mariana Maia, Peixoto, Henry Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025
Resumo: Introdução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos, do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira, a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia descritiva, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Foi observado que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”, com média 9,16 + 1,11; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”, com média 9,11 + 1,08; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”, com média 8,84 + 1,26; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”, com média 8,75 + 1,04.Conclusão: Frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades, foram as principais estratégias utilizadas no Estágio Curricular.
id UNB-27_2791564fa57d44d9c141429282658f46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1025
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOSEducação em EnfermagemAprendizagemCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeIntrodução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos, do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira, a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia descritiva, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Foi observado que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”, com média 9,16 + 1,11; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”, com média 9,11 + 1,08; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”, com média 8,84 + 1,26; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”, com média 8,75 + 1,04.Conclusão: Frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades, foram as principais estratégias utilizadas no Estágio Curricular.Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2518-2531Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2518-25311982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025/886Pereira Muniz, Eva FernandaPeixoto, Mariana MaiaPeixoto, Henry Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1025Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:31Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
title ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
Pereira Muniz, Eva Fernanda
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
title_short ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
title_full ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
title_sort ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
author Pereira Muniz, Eva Fernanda
author_facet Pereira Muniz, Eva Fernanda
Peixoto, Mariana Maia
Peixoto, Henry Maia
author_role author
author2 Peixoto, Mariana Maia
Peixoto, Henry Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Muniz, Eva Fernanda
Peixoto, Mariana Maia
Peixoto, Henry Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
topic Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
description Introdução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos, do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira, a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia descritiva, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Foi observado que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”, com média 9,16 + 1,11; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”, com média 9,11 + 1,08; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”, com média 8,84 + 1,26; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”, com média 8,75 + 1,04.Conclusão: Frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades, foram as principais estratégias utilizadas no Estágio Curricular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025/886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2518-2531
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2518-2531
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679529586688