A relação entre hábito angular e engajamento profissional em empresas bem-sucedidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Elias dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges de Oliveira, Sonia Valle Walter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2840
Resumo: Charles Duhigg em seu livro “O poder do hábito” aborda a importância dos hábitos na vida das pessoas e organizações. O autor relata que muitas empresas desembolsam grandes quantias com treinamento para ensinar o que na verdade são bons hábitos: estabelecer prioridades, cumprir prazos, respeitar os colegas e seguir as regras. Nessa perspectiva é possível adotar rotinas e a partir delas é possível estabelecer a justiça organizacional. Esse estado de equilíbrio é definido por Duhigg (2012) como hábito angular. Um hábito angular é como uma alavanca, que ao ser acionada promove uma série de mudanças dentro da organização. Nesse contexto, questiona-se se a disseminação de um hábito angular contribui positivamente para o engajamento dos colaboradores em uma organização bem-sucedida. Para levar a cabo a negação ou aceite provisório de tal relacionamento foi realizada uma pesquisa descritiva com observações e entrevistas em três organizações. Após a avaliação das respostas concluiu-se que, para as empresas analisadas, a relação hábito angular (HA) e engajamento profissional (EP), demonstra-se positiva. A partir das respostas fornecidas pelos gestores entrevistados também foi possível inferir que a característica do hábito não influencia o engajamento, ou seja, mesmo as empresas tendo apresentado hábitos angulares diferentes, os colaboradores mantêm-se engajados.
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