APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174 |
Resumo: | INTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização. |
id |
UNB-27_8476e72a91266d4ec763e7cda4f72126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIAINTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1468-14781982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174/164Silveira, Luiza Helena Silva DiasMaturano, Ediane Carolina Peixoto LopesSouza, Helcimara AffonsoViana, Delaine GibeliBueno, Sonia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:07Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Silveira, Luiza Helena Silva Dias |
title_short |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_full |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
title_sort |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA |
author |
Silveira, Luiza Helena Silva Dias |
author_facet |
Silveira, Luiza Helena Silva Dias Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Luiza Helena Silva Dias Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes Souza, Helcimara Affonso Viana, Delaine Gibeli Bueno, Sonia Vilela |
description |
INTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678152806400 |