APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luiza Helena Silva Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes, Souza, Helcimara Affonso, Viana, Delaine Gibeli, Bueno, Sonia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174
Resumo: INTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização.
id UNB-27_8476e72a91266d4ec763e7cda4f72126
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIAINTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1468-14781982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174/164Silveira, Luiza Helena Silva DiasMaturano, Ediane Carolina Peixoto LopesSouza, Helcimara AffonsoViana, Delaine GibeliBueno, Sonia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:07Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
spellingShingle APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
Silveira, Luiza Helena Silva Dias
title_short APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_full APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_fullStr APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
title_sort APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA
author Silveira, Luiza Helena Silva Dias
author_facet Silveira, Luiza Helena Silva Dias
Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
author_role author
author2 Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luiza Helena Silva Dias
Maturano, Ediane Carolina Peixoto Lopes
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
description INTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174/164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1468-1478
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678152806400