EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309 |
Resumo: | Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição. |
id |
UNB-27_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNINGEste relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 737-746Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 737-7461982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309/296Constantino, Paulo Roberto PradoPoletine, Márcia Regina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:17:57Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
title |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
spellingShingle |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING Constantino, Paulo Roberto Prado |
title_short |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
title_full |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
title_fullStr |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
title_full_unstemmed |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
title_sort |
EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING |
author |
Constantino, Paulo Roberto Prado |
author_facet |
Constantino, Paulo Roberto Prado Poletine, Márcia Regina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Poletine, Márcia Regina de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Paulo Roberto Prado Poletine, Márcia Regina de Oliveira |
description |
Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309/296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 737-746 Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 737-746 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678624665600 |