EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Paulo Roberto Prado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Poletine, Márcia Regina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309
Resumo: Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.
id UNB-27_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNINGEste relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 737-746Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 737-7461982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309/296Constantino, Paulo Roberto PradoPoletine, Márcia Regina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:17:57Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
title EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
spellingShingle EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
Constantino, Paulo Roberto Prado
title_short EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
title_full EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
title_fullStr EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
title_full_unstemmed EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
title_sort EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
author Constantino, Paulo Roberto Prado
author_facet Constantino, Paulo Roberto Prado
Poletine, Márcia Regina de Oliveira
author_role author
author2 Poletine, Márcia Regina de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Paulo Roberto Prado
Poletine, Márcia Regina de Oliveira
description Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309/296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 737-746
Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 737-746
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678624665600