Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB), Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB), Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB), da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB), Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP), Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB), Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB), Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB), Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB), Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB), Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB), Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB), Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB), Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB), Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB), Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB), Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139
Resumo: Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
id UNB-29_458129b6f2a1a6307ab66a00e0abd788
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/318
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no BrasilTecnologia da informaçãoEnsino presencial superiorTecnologia da informaçãoEnsino presencial superiorAborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.Portal de Livros da UnB2021-10-22Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/139/318/1023Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB)Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB)Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB)da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB)Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP)Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB)Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB)Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB)Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB)Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB) Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB)Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB) Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB)Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB)Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB)Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T16:47:23ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
spellingShingle Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)
Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
title_short Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_full Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_fullStr Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_full_unstemmed Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_sort Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
author Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)
Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB)
Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB)
Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB)
da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB)
Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP)
Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB)
Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB)
Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB)
Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB)
Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB)
Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB)
Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB)
Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB)
Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)
Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá
author_role author
author2 Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB)
Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB)
Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB)
da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB)
Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP)
Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB)
Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB)
Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB)
Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB)
Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB)
Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB)
Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB)
Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB)
Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)
Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)
Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB)
Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB)
Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB)
da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB)
Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP)
Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB)
Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB)
Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB)
Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB)
Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB)
Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB)
Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB)
Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB)
Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)
Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB)
Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
topic Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
Tecnologia da informação
Ensino presencial superior
dc.description.none.fl_txt_mv

Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
description Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/139/318/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203455082364928