Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139 |
Resumo: | Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso. |
id |
UNB-29_458129b6f2a1a6307ab66a00e0abd788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/318 |
network_acronym_str |
UNB-29 |
network_name_str |
Portal de Livros da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no BrasilTecnologia da informaçãoEnsino presencial superiorTecnologia da informaçãoEnsino presencial superiorAborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.Portal de Livros da UnB2021-10-22Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/139/318/1023Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB)Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB)Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB)Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB)da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB)Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP)Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB)Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB)Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB)Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB)Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB) Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB)Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB) Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB)Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB)Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB)Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T16:47:23ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
spellingShingle |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB) Tecnologia da informação Ensino presencial superior Tecnologia da informação Ensino presencial superior |
title_short |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_full |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_fullStr |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_full_unstemmed |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_sort |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
author |
Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB) |
author_facet |
Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB) Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB) Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB) Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB) da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB) Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP) Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB) Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB) Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB) Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB) Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB) Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB) Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB) Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB) Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB) Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB) Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB) da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB) Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP) Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB) Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB) Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB) Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB) Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB) Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB) Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB) Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB) Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfinito, Solange ; Universidade de Brasília (UnB) Paschoal, Tatiane ; Universidade de Brasília (UnB) Maduro-Abreu, Alexandre; Universidade de Brasília (UnB) Cantal, Clara ; Universidade de Brasília (UnB) da Silva Abbad, Gardênia ; Universidade de Brasília (UnB) Zerbini, Thaís ; Universidade de São Paulo (USP) Antônio Coelho Júnior, Francisco; Universidade de Brasília (UnB) Paulo Murce Meneses, Pedro; Universidade de Brasília (UnB) Rezende Ferreira, Rodrigo; Universidade de Brasília (UnB) Araújo Costa, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Rozzett, Késia; Universidade de Brasília (UnB) Salgado de Carvalho, Sílvia; Universidade de Brasília (UnB) Soares de Freitas, Christiana ; Universidade de Brasília (UnB) Maria Domingos Mendes, Nilda; Universidade de Brasília (UnB) Fonseca e Miranda, Cecília; Universidade de Brasília (UnB) Ramos Fragelli, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Santiago Vigata, Helena; Universidade de Brasília (UnB) Carvalho Sande, Iêda; Universidade Estácio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Ensino presencial superior Tecnologia da informação Ensino presencial superior |
topic |
Tecnologia da informação Ensino presencial superior Tecnologia da informação Ensino presencial superior |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso. |
description |
Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139 |
url |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/139/318/1023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Portal de Livros da UnB |
collection |
Portal de Livros da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1729203455082364928 |