Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12607 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015. |
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Sousa, Aislan Rodrigues deSilva, Rildo eSOUSA, Aislan Rodrigues de. Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes. 2015. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12607Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de evidenciação das empresas brasileiras em relações às orientações expressas na interpretação IFRIC 13, que trata da contabilização dos créditos em prêmios dos programas de fidelidade de clientes. Esses programas são estratégias utilizadas pelas empresas, que no intuito de estabelecer relação de lealdade com seus clientes oferecem pontos/milhas associado a compra de produtos ou serviços e que podem no tempo oportuno ser trocados por prêmios. De forma a alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada avaliação através de checklist das notas explicativas relativas ao ano de 2014 de 32 empresas listadas na BM&F Bovespa, utilizando como instrumentos metodológicos índice de nível de evidenciação e análise de conteúdo. Como resultado verificou-se que grande parte das empresas foram enquadradas em nível de baixa evidenciação, sendo que metade das empresas não divulgaram em suas notas explicativas a participação em programa de fidelidade de clientes. Constatou-se por meio da avaliação por setor de atuação que os segmentos Construção e Transporte e Telecomunicações foram os que obtiveram melhor desempenho em relação ao nível de evidenciação. Por fim, da análise de conteúdo realizada percebeu-se que apesar de algumas empresas evidenciarem os itens avaliados pelo checklist, as informações nem sempre eram apresentadas em sua forma mais detalhada.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-03-04T19:06:55Z No. of bitstreams: 1 2015_AislanRodriguesdeSousa.pdf: 163093 bytes, checksum: 1d1cf92a2e9a0bf86de6022bd1409d5c (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-24T17:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AislanRodriguesdeSousa.pdf: 163093 bytes, checksum: 1d1cf92a2e9a0bf86de6022bd1409d5c (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-24T17:45:16Z (GMT). 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