O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Thiago Souza de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12499
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
id UNB-2_08481d7f404ddde0e70b477df59340a3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12499
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Farias, Thiago Souza deReyes Junior, EdgarFARIAS, Thiago Souza de. O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas: um estudo da confiança no setor de marketing digital. 2015. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12499Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.O cenário brasileiro para as micros, pequenas e médias empresas cresce ano após ano, mesmo em meio a crises em que o país atravessa. A particularidade do brasileiro em seu perfil empreendedor e vontade de conduzir seu próprio negócio faz com que esse aspecto seja uma forte influência nessa tomada de decisão. Um determinado setor também tem chamado atenção neste cenário: o marketing digital. Empresas especializadas buscam se desenvolver e dominar as novas formas de se comunicar, trabalhar e propor soluções aos seus clientes. Nesse contexto está inserido também a forma de gestão com que essas determinadas empresas são conduzidas, tendo em sua grande maioria, uma gestão familiar presente e/ou quase que centralizada única e exclusivamente na decisão da figura de uma pessoa, que por sua vez é representada pelo dono do negócio. O presente estudo busca analisar a rede de relacionamentos que se forma dentro desse tipo de negócio específico, micros e pequenas empresas do setor de marketing digital, que serão tratadas pela sigla MPE’s, pequenas e médias empresas, tratadas pela sigla PME’s. No estudo, é abordada a importância da variável confiança nos relacionamentos que os atores envolvidos desenvolvem e a sua importância na questão interpessoal B2B (business to business), ou seja, negócios de empresa para empresa. Trata-se de um estudo qualiquantitativo feito com entrevistas semi-estruturadas presenciais e mensuração e análise de rede através do software UCINET servindo de base para os resultados encontrados, onde identifica-se que o fator confiança exerce diretamente influencia na realização dos negócios na rede analisada. Mais ainda, que a forma de se comunicar com os demais indivíduos, o poder de relacionar-se com os mais diversos atores, são capazes de tornar um certo ator em protagonista das ações, decisões e maneiras de como os negócios são realizados.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-26T19:52:09Z No. of bitstreams: 1 2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf: 1035797 bytes, checksum: 71c0b8189d222a48fc85673feef553a2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-18T19:51:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf: 1035797 bytes, checksum: 71c0b8189d222a48fc85673feef553a2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-18T19:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf: 1035797 bytes, checksum: 71c0b8189d222a48fc85673feef553a2 (MD5)Marketing na InternetRelacionamento empresa - clienteRelacionamentos interpessoaisRedes sociais on-lineO componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-18T19:51:07Z2016-03-18T19:51:07Z2016-03-18T19:51:07Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf2015_ThiagoSouzadeFarias.pdfapplication/pdf1035797http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/1/2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf71c0b8189d222a48fc85673feef553a2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/5/license.txtfa9f8243fe00830f17a6f8471efcc413MD5510483/124992017-08-03 08:35:00.388oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-03T11:35Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
title O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
spellingShingle O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
Farias, Thiago Souza de
Marketing na Internet
Relacionamento empresa - cliente
Relacionamentos interpessoais
Redes sociais on-line
title_short O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
title_full O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
title_fullStr O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
title_full_unstemmed O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
title_sort O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas : um estudo da confiança no setor de marketing digital
author Farias, Thiago Souza de
author_facet Farias, Thiago Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Thiago Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reyes Junior, Edgar
contributor_str_mv Reyes Junior, Edgar
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing na Internet
Relacionamento empresa - cliente
Relacionamentos interpessoais
Redes sociais on-line
topic Marketing na Internet
Relacionamento empresa - cliente
Relacionamentos interpessoais
Redes sociais on-line
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-18T19:51:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-18T19:51:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-18T19:51:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Thiago Souza de. O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas: um estudo da confiança no setor de marketing digital. 2015. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12499
identifier_str_mv FARIAS, Thiago Souza de. O componente interpessoal nos negócios entre micro, pequenas e médias empresas: um estudo da confiança no setor de marketing digital. 2015. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/1/2015_ThiagoSouzadeFarias.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12499/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 71c0b8189d222a48fc85673feef553a2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
fa9f8243fe00830f17a6f8471efcc413
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492980633174016