Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Mateus Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27454
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
id UNB-2_1297a217058a1b0960f07052c39cb159
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27454
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Castro, Mateus RodriguesYoung, Adrian Nicolas AlbalaCASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27454Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.É necessário aplicar conceitos da Ciência Política na análise social, para que possamos desenvolver o campo de estudo. O caso Uber no Rio de Janeiro e em São Paulo nos garante mais um laboratório para o entendimento de serviços que lutam contra regulamentações ruins que poderiam interferir no seu negócio. Esse processo perpassa por conhecimento de Policy Diffusion, por mobilização de sociedade civil, tomada de agenda e bom processo de relações públicas da empresa. O recente processo de regulamentação dos transportes por aplicativo no Brasil consegue abranger todos esses temas, além de servir como um bom modelo para serviços novos que compitam com os já existentes de garantirem sucesso em uma regulamentação positiva. Além do mais, entender o tempo em que são dadas as escolhas, nos ajuda a entender o processo por inteiro. O impacto urbano das empresas de transporte individual de passageiros foi imediato, instantâneo e de avaliação positiva para a sociedade. Combina-se isso com conturbações administrativas e políticas, como foi a Copa do Mundo de 2014, é possível garantir uma mudança irreversível na mobilidade municipal.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-04-06T13:10:56Z No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-05-07T14:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-07T14:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)It is necessary to apply notions of Political Science at social analyze, so we can improve the study area. The case of Uber in Rio de Janeiro and São Paulo allow us one more laboratory to understand the conflict of enterprises that fight against bad regulations. This process passes through Policy Diffusion knowledge, civil society mobilization, agenda setting and good public affairs of company. The recent process of regulation of apps transportations in Brazil can reach all of these themes, further of being a good model to new companies, whom will compete with already settled players. Furthermore, understand the timing of choices it’s important to understand the hole process. The impact of private individual motorists was immediate, instantaneous and well evaluated by users. This impact combined with administration and political disturbance, as was the Soccer World Cup of 2014, it’s possible to guarantee an irreversible change of citizens mobility.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)Rio de Janeiro (RJ)São Paulo (SP)Mobilidade urbanaPolíticas públicasTransporte individualOfensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-07T14:49:05Z2021-05-07T14:49:05Z2019-08-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdfapplication/pdf543570http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/1/2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9MD5110483/274542021-05-07 11:49:05.56oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-07T14:49:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
title Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
spellingShingle Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
Castro, Mateus Rodrigues
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Transporte individual
title_short Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
title_full Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
title_fullStr Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
title_full_unstemmed Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
title_sort Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
author Castro, Mateus Rodrigues
author_facet Castro, Mateus Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Mateus Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Young, Adrian Nicolas Albala
contributor_str_mv Young, Adrian Nicolas Albala
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Transporte individual
topic Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Transporte individual
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T14:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T14:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27454
identifier_str_mv CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/1/2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493146351173632