Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27454 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019. |
id |
UNB-2_1297a217058a1b0960f07052c39cb159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27454 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Castro, Mateus RodriguesYoung, Adrian Nicolas AlbalaCASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27454Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.É necessário aplicar conceitos da Ciência Política na análise social, para que possamos desenvolver o campo de estudo. O caso Uber no Rio de Janeiro e em São Paulo nos garante mais um laboratório para o entendimento de serviços que lutam contra regulamentações ruins que poderiam interferir no seu negócio. Esse processo perpassa por conhecimento de Policy Diffusion, por mobilização de sociedade civil, tomada de agenda e bom processo de relações públicas da empresa. O recente processo de regulamentação dos transportes por aplicativo no Brasil consegue abranger todos esses temas, além de servir como um bom modelo para serviços novos que compitam com os já existentes de garantirem sucesso em uma regulamentação positiva. Além do mais, entender o tempo em que são dadas as escolhas, nos ajuda a entender o processo por inteiro. O impacto urbano das empresas de transporte individual de passageiros foi imediato, instantâneo e de avaliação positiva para a sociedade. Combina-se isso com conturbações administrativas e políticas, como foi a Copa do Mundo de 2014, é possível garantir uma mudança irreversível na mobilidade municipal.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-04-06T13:10:56Z No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-05-07T14:49:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-07T14:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf: 543570 bytes, checksum: 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 (MD5)It is necessary to apply notions of Political Science at social analyze, so we can improve the study area. The case of Uber in Rio de Janeiro and São Paulo allow us one more laboratory to understand the conflict of enterprises that fight against bad regulations. This process passes through Policy Diffusion knowledge, civil society mobilization, agenda setting and good public affairs of company. The recent process of regulation of apps transportations in Brazil can reach all of these themes, further of being a good model to new companies, whom will compete with already settled players. Furthermore, understand the timing of choices it’s important to understand the hole process. The impact of private individual motorists was immediate, instantaneous and well evaluated by users. This impact combined with administration and political disturbance, as was the Soccer World Cup of 2014, it’s possible to guarantee an irreversible change of citizens mobility.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)Rio de Janeiro (RJ)São Paulo (SP)Mobilidade urbanaPolíticas públicasTransporte individualOfensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-07T14:49:05Z2021-05-07T14:49:05Z2019-08-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdfapplication/pdf543570http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/1/2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9MD5110483/274542021-05-07 11:49:05.56oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-07T14:49:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
title |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
spellingShingle |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo Castro, Mateus Rodrigues Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) Rio de Janeiro (RJ) São Paulo (SP) Mobilidade urbana Políticas públicas Transporte individual |
title_short |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
title_full |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
title_fullStr |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
title_full_unstemmed |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
title_sort |
Ofensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo |
author |
Castro, Mateus Rodrigues |
author_facet |
Castro, Mateus Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Mateus Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Young, Adrian Nicolas Albala |
contributor_str_mv |
Young, Adrian Nicolas Albala |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) Rio de Janeiro (RJ) São Paulo (SP) Mobilidade urbana Políticas públicas Transporte individual |
topic |
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) Rio de Janeiro (RJ) São Paulo (SP) Mobilidade urbana Políticas públicas Transporte individual |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-07T14:49:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-07T14:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27454 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27454/1/2019_MateusRodriguesCastro_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 19e3bc4ebaa62601f980c2dda45a72f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493146351173632 |