A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27629 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020. |
id |
UNB-2_14cb04a86645f71efbf9fd2d4886621a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27629 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Cerqueira, Lucas de MagalhãesLesses, Olinda Maria GomesCERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27629Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020.O mercado de material de construção de acabamento do Distrito Federal tem sofrido impactos da transformação digital. Como consequência, as empresas do segmento estão realizando constantes adaptações em seus processos organizacionais com o apoio da Tecnologia da Informação (TI), bem como os consumidores apresentam comportamentos de consumo adaptados a essa nova era. A presente monografia tem como objetivo analisar a mudança do comportamento do consumidor, do Distrito Federal, perante a transformação digital que as empresas e o mercado de material de construção de acabamento vêm recebendo. Para que isso fosse possível, foram aplicados questionários com perguntas fechadas a fim de compreender a percepção dos consumidores sobre o mercado. Além disso, foram realizadas duas entrevistas estruturadas visando entender as mudanças organizacionais em empresas do segmento. Os resultados mostram que a TI impacta positivamente nos processos organizacionais e se tornou um aspecto vital às empresas. Além disso, constatou-se que os consumidores apresentam mudanças em seu comportamento, como por exemplo a utilização de ferramentas de busca, redes sociais e plataformas digitais para dialogarem com os vendedores, pesquisarem sobre os produtos, buscarem sobre a reputação das marcas e realizarem suas compras.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-05-26T14:44:32Z No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T13:33:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T13:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores - comportamento de compraTecnologia da informaçãoMateriais de construçãoComportamento do consumidorA tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T13:33:42Z2021-06-07T13:33:42Z2020-12-11porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdfapplication/pdf1894004http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/1/2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf49fef084df02ac5e2b2996c165123206MD5110483/276292021-06-07 10:33:42.998oai:bdm.unb.br:10483/27629w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T13:33:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
title |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
spellingShingle |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal Cerqueira, Lucas de Magalhães Consumidores - comportamento de compra Tecnologia da informação Materiais de construção Comportamento do consumidor |
title_short |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
title_full |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
title_fullStr |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
title_sort |
A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal |
author |
Cerqueira, Lucas de Magalhães |
author_facet |
Cerqueira, Lucas de Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Lucas de Magalhães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lesses, Olinda Maria Gomes |
contributor_str_mv |
Lesses, Olinda Maria Gomes |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Consumidores - comportamento de compra Tecnologia da informação Materiais de construção Comportamento do consumidor |
topic |
Consumidores - comportamento de compra Tecnologia da informação Materiais de construção Comportamento do consumidor |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-07T13:33:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-07T13:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27629 |
identifier_str_mv |
CERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/1/2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493149366878208 |