Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Carolina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23858
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
id UNB-2_ced3f37efce436dee8c2990aab81ee9c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23858
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Alves, Ana CarolinaPaiva, João Carlos Neves deALVES, Ana Carolina. Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais?: um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/23858Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.Diante da crise financeira dos bancos no Estados Unidos, iniciada em 2008, a relação entre os clientes e essas instituições ficou fragilizada. Com a falta de confiança nos bancos, as pessoas passaram a buscar novos provedores de produtos e serviços financeiros que transparecessem maior confiança aos consumidores. A partir dessa oportunidade foram desenvolvidas novas tecnologias em diversos segmentos de negócio, destacando-se as destinadas ao mercado financeiro, denominadas de fintechs – tecnologias financeiras. Os desenvolvedores desse tipo de tecnologia, a fim de viabilizar seus empreendimentos, buscaram e obtiveram aportes financeiros de investidores, momento em que essas estruturas passaram a ser identificadas como startups fintechs, que foram se consolidando ao longo dos anos. Parte dessas empresas vem evoluindo para um modelo de negócios conhecido atualmente como banco digital. Trata-se de um modelo de negócios inovador e desburocratizado, que vem rapidamente conquistando clientes de serviços bancários, predominantemente os pertencentes à Geração Y, que se sentem mais atraídos pelos seus processos, produtos e serviços. Dessa forma, faz-se relevante identificar e classificar quais são os atributos de valor percebidos pelos consumidores bancários em relação aos bancos digitais que os levam a se tornar clientes dessas instituições. No mercado brasileiro, se destaca o banco digital Nubank, sendo, por isso, selecionado como objeto deste estudo de caso, no âmbito da área de marketing, mais especificamente quanto ao comportamento do consumidor. A partir desta investigação foram identificados atributos percebidos e valorizados pelos seus clientes, capazes de contribuir para promover a sua fidelização em longo prazo, favorecendo a perenidade dessa organização.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-03-27T14:00:15Z No. of bitstreams: 1 2018_AnaCarolinaAlves.pdf: 1989912 bytes, checksum: e8d7263260ce644ce9e73834471d3186 (MD5)Rejected by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br), reason: titulo não está de acordo com as regras on 2020-03-27T18:23:09Z (GMT)Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-03-27T18:23:48Z No. of bitstreams: 1 2018_AnaCarolinaAlves.pdf: 1989912 bytes, checksum: e8d7263260ce644ce9e73834471d3186 (MD5)Rejected by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br), reason: faltou o depto on 2020-04-29T14:00:07Z (GMT)Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-30T13:01:04Z No. of bitstreams: 1 2018_AnaCarolinaAlves.pdf: 1989912 bytes, checksum: e8d7263260ce644ce9e73834471d3186 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-04T23:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_AnaCarolinaAlves.pdf: 1989912 bytes, checksum: e8d7263260ce644ce9e73834471d3186 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-04T23:28:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_AnaCarolinaAlves.pdf: 1989912 bytes, checksum: e8d7263260ce644ce9e73834471d3186 (MD5)Consumidores - comportamento de compraComportamento do consumidorFintechPor que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-04T23:28:36Z2020-05-04T23:28:36Z2018-11-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23858/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_AnaCarolinaAlves.pdf2018_AnaCarolinaAlves.pdfapplication/pdf1989912http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23858/1/2018_AnaCarolinaAlves.pdfe8d7263260ce644ce9e73834471d3186MD5110483/238582020-05-04 20:28:37.001oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-04T23:28:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
title Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
spellingShingle Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
Alves, Ana Carolina
Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Fintech
title_short Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
title_full Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
title_fullStr Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
title_full_unstemmed Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
title_sort Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais? : um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor
author Alves, Ana Carolina
author_facet Alves, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, João Carlos Neves de
contributor_str_mv Paiva, João Carlos Neves de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Fintech
topic Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Fintech
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-04T23:28:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-04T23:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Ana Carolina. Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais?: um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23858
identifier_str_mv ALVES, Ana Carolina. Por que os consumidores estão preferindo os bancos digitais?: um estudo sobre atributos de valor que influenciam o comportamento do consumidor. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23858/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23858/1/2018_AnaCarolinaAlves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e8d7263260ce644ce9e73834471d3186
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493102734606336