A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Lucas de Magalhães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27629
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020.
id UNB-2_14cb04a86645f71efbf9fd2d4886621a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27629
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Cerqueira, Lucas de MagalhãesLesses, Olinda Maria GomesCERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27629Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020.O mercado de material de construção de acabamento do Distrito Federal tem sofrido impactos da transformação digital. Como consequência, as empresas do segmento estão realizando constantes adaptações em seus processos organizacionais com o apoio da Tecnologia da Informação (TI), bem como os consumidores apresentam comportamentos de consumo adaptados a essa nova era. A presente monografia tem como objetivo analisar a mudança do comportamento do consumidor, do Distrito Federal, perante a transformação digital que as empresas e o mercado de material de construção de acabamento vêm recebendo. Para que isso fosse possível, foram aplicados questionários com perguntas fechadas a fim de compreender a percepção dos consumidores sobre o mercado. Além disso, foram realizadas duas entrevistas estruturadas visando entender as mudanças organizacionais em empresas do segmento. Os resultados mostram que a TI impacta positivamente nos processos organizacionais e se tornou um aspecto vital às empresas. Além disso, constatou-se que os consumidores apresentam mudanças em seu comportamento, como por exemplo a utilização de ferramentas de busca, redes sociais e plataformas digitais para dialogarem com os vendedores, pesquisarem sobre os produtos, buscarem sobre a reputação das marcas e realizarem suas compras.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-05-26T14:44:32Z No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T13:33:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T13:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf: 1894004 bytes, checksum: 49fef084df02ac5e2b2996c165123206 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores - comportamento de compraTecnologia da informaçãoMateriais de construçãoComportamento do consumidorA tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T13:33:42Z2021-06-07T13:33:42Z2020-12-11porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdfapplication/pdf1894004http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/1/2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf49fef084df02ac5e2b2996c165123206MD5110483/276292021-06-07 10:33:42.998oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T13:33:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
title A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
spellingShingle A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
Cerqueira, Lucas de Magalhães
Consumidores - comportamento de compra
Tecnologia da informação
Materiais de construção
Comportamento do consumidor
title_short A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
title_full A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
title_fullStr A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
title_full_unstemmed A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
title_sort A tecnologia da informação nas melhorias de processos : uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal
author Cerqueira, Lucas de Magalhães
author_facet Cerqueira, Lucas de Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Lucas de Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
contributor_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Consumidores - comportamento de compra
Tecnologia da informação
Materiais de construção
Comportamento do consumidor
topic Consumidores - comportamento de compra
Tecnologia da informação
Materiais de construção
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-07T13:33:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-07T13:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27629
identifier_str_mv CERQUEIRA, Lucas de Magalhães. A tecnologia da informação nas melhorias de processos: uma análise do comportamento do consumidor com a transformação digital do mercado de materiais de construção de acabamento no Distrito Federal. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27629/1/2020_LucasDeMagalhaesCerqueira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
49fef084df02ac5e2b2996c165123206
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493149366878208