Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13972 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_9971f707ce5b1783f57856e9b44681cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/13972 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Brasil, Isabela BarbieriNascimento Júnior, AntônioBRASIL, Isabela Barbieri. Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor: o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/13972Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Em um mundo onde a concorrência e o desejo por consolidação comercial dominam, muitas empresas estão procurando ir além de simplesmente atrair novos clientes. Agora, a busca por tentar proporcionar experiências prazerosas aos seus consumidores torna-se o principal diferencial competitivo entre elas. Dessa forma, o Marketing Tradicional não é suficiente para suprir essa demanda, se faz necessário direcionar as estratégias da empresa para a satisfação do cliente, buscando criar um bom e duradouro relacionamento com ele. Com isso, muitas empresas estão recorrendo ao Marketing Sensorial para auxiliá-las nesse processo, uma vez que é possível utilizar os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, para encantar o cliente. O olfato é um dos sentidos pouco explorados e um dos que mais mexe com a emoção das pessoas, à vista disso, surge o Marketing Olfativo, uma das diretrizes do marketing sensorial, que busca atingir o cliente através do cheiro. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral investigar e compreender a influência do aroma ambiental de uma loja no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra, avaliando a importância de estimular o marketing olfativo. De acordo com pesquisas feitas o marketing olfativo é uma área com grande potencial de crescimento sendo considerado um dos maiores investimentos futuros. Logo, essa pesquisa contribui para os gestores, que carecem de saber dessa nova aplicação do marketing, desenvolvendo uma maior compreensão da importância do tema e da sua aplicação prática na busca de proporcionalizar uma experiência excepcional aos clientes. A realização desse trabalho contou com uma revisão teórica acerca do assunto e com uma metodologia descritiva quantitativa. Foram escolhidas três lojas pelo aroma ambiental para servir de estudo para a pesquisa, sendo elas a Any Any, especializada em moda íntima, O Boticário, referência no setor de cosméticos e perfume, e a M Martan, caracterizada no setor de cama, mesa e banho, possibilitando uma análise comparativa. Contou como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário estruturado para clientes abordados saindo dessas lojas para que eles respondessem a pesquisa de acordo com a recente experiência aromatizada pela qual acabaram de passar, sendo, em tese, mais fidedignos nas respostas. Os dados foram analisados a partir de técnicas de estatísticas descritivas, como a média, moda e desvio padrão. Os resultados mostraram que o aroma das lojas influência o comportamento do consumidor, mas ele não é um determinante no processo de decisão de compra. Todavia, deve ser aplicado nas lojas tendo em vista os benefícios que trazem tanto para a empresa como para os consumidores. Além disso, é visto como fator diferencial entre organizações. Sugere-se, então, estudos mais amplos por meio de uma pesquisa experimental, a fim de observar com mais clareza a influência do aroma no comportamento do consumidor e na sua decisão de compra.Submitted by Martha Santiago (marthinica.santiago@gmail.com) on 2016-08-03T13:11:11Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdf: 1123820 bytes, checksum: a5f0911bcc025580d3ec33453809eb8d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-08-05T11:54:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdf: 1123820 bytes, checksum: a5f0911bcc025580d3ec33453809eb8d (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-05T11:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdf: 1123820 bytes, checksum: a5f0911bcc025580d3ec33453809eb8d (MD5)Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-05T11:54:13Z2016-08-05T11:54:13Z2016-06-29MarketingConsumidores - atitudesComportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdf2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdfapplication/pdf1123820http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/1/2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdfa5f0911bcc025580d3ec33453809eb8dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/139722016-08-05 08:54:13.866oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-05T11:54:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
title |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
spellingShingle |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra Brasil, Isabela Barbieri Marketing Consumidores - atitudes Comportamento do consumidor |
title_short |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
title_full |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
title_fullStr |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
title_full_unstemmed |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
title_sort |
Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor : o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra |
author |
Brasil, Isabela Barbieri |
author_facet |
Brasil, Isabela Barbieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Isabela Barbieri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento Júnior, Antônio |
contributor_str_mv |
Nascimento Júnior, Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Consumidores - atitudes Comportamento do consumidor |
topic |
Marketing Consumidores - atitudes Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-05T11:54:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-05T11:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRASIL, Isabela Barbieri. Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor: o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13972 |
identifier_str_mv |
BRASIL, Isabela Barbieri. Relação do marketing olfativo com o comportamento do consumidor: o efeito do aroma ambiental no processo de decisão de compra. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/13972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/1/2016_IsabelaBarbieriBrasil.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13972/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5f0911bcc025580d3ec33453809eb8d 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907888529211392 |