Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptistella, Aline Consolmagno
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/261
http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
id UNB-2_212849e467382868c2b944efedfd2902
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/261
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Baptistella, Aline ConsolmagnoSpezia, Domingos SávioBAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.http://bdm.unb.br/handle/10483/261http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.O Turismo e a hospitalidade destacam-se por ser um dos setores da economia que mais cresce. O setor de serviços vem assumindo posição de destaque em nível mundial, mudando a sua magnitude e importância no contexto sócio-econômico. Para assegurar a competitividade, são necessários mecanismos que visem captar e reter a clientes, mediante a adoção de um novo conceito de marketing – o marketing de relacionamento. Este trabalho visa identificar quais as variáveis que determinam a fidelização do hóspede no empreendimento hoteleiro, para esta identificação foi aplicado um questionário com hóspedes do Hotel Meliá Confort Park de Brasília, onde pode ser identificado a quantidade de hóspedes freqüentes, qual a permanência média destes, quais são os fatores que fazem com que ele retorne, quanto estão satisfeitos com os serviços oferecidos entre outros índices interessantes. Outra questão abordada no trabalho foi a relação satisfação/fidelização, será que cliente feliz é cliente fiel? Autores diferentes possuem opiniões divergentes.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2009-05-08T13:17:08Z No. of bitstreams: 1 2004_AlineBastistella.pdf: 296578 bytes, checksum: 7baa4920ff75bb60b66cf4f27189c2d8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-05-08T15:43:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004_AlineBastistella.pdf: 296578 bytes, checksum: 7baa4920ff75bb60b66cf4f27189c2d8 (MD5)Made available in DSpace on 2009-05-08T15:43:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004_AlineBastistella.pdf: 296578 bytes, checksum: 7baa4920ff75bb60b66cf4f27189c2d8 (MD5)Marketing de relacionamentoHospitalidadeFidelização de clientesHotelariaMarketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-05-08T15:43:03Z2009-05-08T15:43:03Z2004-032009-05-08T15:43:03Z2004-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1851http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/2/license.txt29e8fcd2a2e5efc68698ac6d27225b28MD52ORIGINAL2004_AlineBastistella.pdf2004_AlineBastistella.pdfapplication/pdf297107http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/3/2004_AlineBastistella.pdf96b6b01dd18a09f3b60ebd9995729047MD53TEXT2004_AlineBastistella.pdf.txt2004_AlineBastistella.pdf.txttext/plain106959http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/4/2004_AlineBastistella.pdf.txtc360fc5ec1b02a4e032e98b9b12b938eMD5410483/2612019-09-04 09:12:51.44oai:bdm.unb.br:10483/261TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEx1YW5uYSBNYWlhIChsdWFubmFAYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAwOS0wNS0wOFQxMzoxNzowOFogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiByZXBvc2l0b3Jpb0BiY2UudW5iLmJyIG91IDMzMDctMjQxMS4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gZW0gYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-04T12:12:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
title Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
spellingShingle Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
Baptistella, Aline Consolmagno
Marketing de relacionamento
Hospitalidade
Fidelização de clientes
Hotelaria
title_short Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
title_full Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
title_fullStr Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
title_sort Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
author Baptistella, Aline Consolmagno
author_facet Baptistella, Aline Consolmagno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptistella, Aline Consolmagno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spezia, Domingos Sávio
contributor_str_mv Spezia, Domingos Sávio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Hospitalidade
Fidelização de clientes
Hotelaria
topic Marketing de relacionamento
Hospitalidade
Fidelização de clientes
Hotelaria
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
publishDate 2004
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2004-03
dc.date.created.fl_str_mv 2004-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-05-08T15:43:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-08T15:43:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-08T15:43:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/261
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261
identifier_str_mv BAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/261
http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/3/2004_AlineBastistella.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/261/4/2004_AlineBastistella.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29e8fcd2a2e5efc68698ac6d27225b28
96b6b01dd18a09f3b60ebd9995729047
c360fc5ec1b02a4e032e98b9b12b938e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492861603020800