Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/261 http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261 |
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Baptistella, Aline ConsolmagnoSpezia, Domingos SávioBAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.http://bdm.unb.br/handle/10483/261http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.O Turismo e a hospitalidade destacam-se por ser um dos setores da economia que mais cresce. O setor de serviços vem assumindo posição de destaque em nível mundial, mudando a sua magnitude e importância no contexto sócio-econômico. Para assegurar a competitividade, são necessários mecanismos que visem captar e reter a clientes, mediante a adoção de um novo conceito de marketing – o marketing de relacionamento. Este trabalho visa identificar quais as variáveis que determinam a fidelização do hóspede no empreendimento hoteleiro, para esta identificação foi aplicado um questionário com hóspedes do Hotel Meliá Confort Park de Brasília, onde pode ser identificado a quantidade de hóspedes freqüentes, qual a permanência média destes, quais são os fatores que fazem com que ele retorne, quanto estão satisfeitos com os serviços oferecidos entre outros índices interessantes. Outra questão abordada no trabalho foi a relação satisfação/fidelização, será que cliente feliz é cliente fiel? Autores diferentes possuem opiniões divergentes.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2009-05-08T13:17:08Z No. of bitstreams: 1 2004_AlineBastistella.pdf: 296578 bytes, checksum: 7baa4920ff75bb60b66cf4f27189c2d8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-05-08T15:43:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004_AlineBastistella.pdf: 296578 bytes, checksum: 7baa4920ff75bb60b66cf4f27189c2d8 (MD5)Made available in DSpace on 2009-05-08T15:43:03Z (GMT). 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