Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9927 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |
id |
UNB-2_298d6094c98fe289c04643c87787b5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/9927 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Marques, Conceição Da FonsecaFerlim, Uliana Dias CamposMARQUES, Conceição Da Fonseca. Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO. 2014. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-Go, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9927Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.O presente texto tem como objetivo investigar como práticas vocais e percussivas podem contribuir para o desenvolvimento musical, a partir das concepções de desenvolvimento musical entre participantes das aulas de canto e percussão corporal no projeto ao qual me vinculo como professora. Servirão como subsídios teóricos entre outros, os autores Vygotsky e seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (1984) e Emile Jaques Dalcroze e seus princípios pedagógico-musicais (1865-1950). O trabalho de percussão corporal desenvolvido pelo grupo Barbatuques serviu como inspiração para a realização deste projeto. O objetivo principal é investigar como práticas vocais e percussivas podem contribuir para o processo de desenvolvimento musical dos participantes do Projeto Dorcas, no município de Anápolis-GO. A abordagem é qualitativa, baseada na interpretação de uma entrevista com um grupo de participantes e das minhas descrições da proposta pedagógica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper aims to investigate how vocal and percussive practices can contribute to the musical development, and conceptions of musical development among participants of singing lessons and body percussion in the project to which I attach myself as a teacher. Serve as theoretical support among others, the authors Vygotsky and his concept of proximal development (1984) and Emile Jaques Dalcroze and his musical-pedagogical principles (1865-1950) zone. The work developed by Barbatuques body percussion group served as inspiration for this project. The main objective is to investigate how vocal and percussive practices can contribute to the process of musical development of participants Dorcas Project, in the city of Annapolis-GO. The approach is qualitative, based on the interpretation of an interview with a group of participants and descriptions of my pedagogical approach.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-03-12T17:05:16Z No. of bitstreams: 1 2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf: 304121 bytes, checksum: 1e37aec96a940f49d8c67aafec96f236 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-03-12T19:01:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf: 304121 bytes, checksum: 1e37aec96a940f49d8c67aafec96f236 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-12T19:01:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf: 304121 bytes, checksum: 1e37aec96a940f49d8c67aafec96f236 (MD5)Percussão corporalMúsica - instrução e estudoPrática vocalConcepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-03-12T19:01:22Z2015-03-12T19:01:22Z2015-03-12T19:01:22Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdfapplication/pdf304121http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/1/2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf1e37aec96a940f49d8c67aafec96f236MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/5/license.txt4e56fd2e16cf85d682c5487da24065b5MD5510483/99272015-03-12 22:04:31.059oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-03-13T01:04:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
title |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
spellingShingle |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO Marques, Conceição Da Fonseca Percussão corporal Música - instrução e estudo Prática vocal |
title_short |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
title_full |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
title_fullStr |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
title_full_unstemmed |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
title_sort |
Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO |
author |
Marques, Conceição Da Fonseca |
author_facet |
Marques, Conceição Da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Conceição Da Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferlim, Uliana Dias Campos |
contributor_str_mv |
Ferlim, Uliana Dias Campos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Percussão corporal Música - instrução e estudo Prática vocal |
topic |
Percussão corporal Música - instrução e estudo Prática vocal |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-12T19:01:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-12T19:01:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-12T19:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Conceição Da Fonseca. Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO. 2014. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-Go, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9927 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Conceição Da Fonseca. Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO. 2014. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-Go, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/1/2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9927/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e37aec96a940f49d8c67aafec96f236 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 4e56fd2e16cf85d682c5487da24065b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492958846910464 |