Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzetto, Paulo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144596
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral.
id UNSP_f19c437988a9fbf35df112ff61989f4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144596
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)Percussion and voice at the music theatre in three solo works: proposal of a model for Vocal Percussionists (MVP)PercussãoPercussionistaVozFalaVocalModelo vocalMúsicaTeatroMúsica-teatroArticulaçãoModeloPercussionPercussionistVoiceSpeechVocalModelVocal modelMusicTheaterMusic theaterArticulationEsta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral.This research aims to propose a Vocal Method for Percussionists (VMP) for playing solo pieces where using the voice is required. The physical and musical elements that are part of the percussionist's daily practice were analyzed. In order to achieve that, three major, well established, percussion pieces were drafted regarding the application of the proposed methods: ?Corporel, for one percussionist using her/his body (1985), by Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), by Frederic Rzewski (1938); and URSONATE (1922 - 1932), by Kurt Schwitters (1887 - 1948). Despite their differences regarding how the voice is used, each one of them enables the reader to assimilate the VMP, as a theoretical paradigm broad enough to figure out a wide range of interpretative and technical issues, fully understanding the context in which they belong: the music-theater. Under Claudia Hansen's and professor Wlad Matos' research analysis, we established the basis of this music genre, as well as the percussionist's and percussion characteristics that define them, and what should be considered as voice and speech. Starting off from three practical-theoretical pillars - articulation of speech, articulatory gesture and the prosodic conduction - the selected pieces were thoroughly analysed, looking for any issues regarding the use of the voice and singling out schematic solutions that would emerge. Thus, we hope that our work may assist future research, interpretation and discussion regarding percussion and voice. Taking into consideration the very gentle and symbiotic confluence within the musical and theatrical environments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zorzetto, Paulo [UNESP]2016-11-10T13:56:32Z2016-11-10T13:56:32Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14459600087551133004013066P37599278248922943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:07:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
Percussion and voice at the music theatre in three solo works: proposal of a model for Vocal Percussionists (MVP)
title Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
spellingShingle Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
Zorzetto, Paulo [UNESP]
Percussão
Percussionista
Voz
Fala
Vocal
Modelo vocal
Música
Teatro
Música-teatro
Articulação
Modelo
Percussion
Percussionist
Voice
Speech
Vocal
Model
Vocal model
Music
Theater
Music theater
Articulation
title_short Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
title_full Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
title_fullStr Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
title_full_unstemmed Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
title_sort Percussão e voz na música-teatro em três obras solo: proposta de um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP)
author Zorzetto, Paulo [UNESP]
author_facet Zorzetto, Paulo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zorzetto, Paulo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão
Percussionista
Voz
Fala
Vocal
Modelo vocal
Música
Teatro
Música-teatro
Articulação
Modelo
Percussion
Percussionist
Voice
Speech
Vocal
Model
Vocal model
Music
Theater
Music theater
Articulation
topic Percussão
Percussionista
Voz
Fala
Vocal
Modelo vocal
Música
Teatro
Música-teatro
Articulação
Modelo
Percussion
Percussionist
Voice
Speech
Vocal
Model
Vocal model
Music
Theater
Music theater
Articulation
description Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um Modelo Vocal para Percussionistas (MVP), na execução de obras solo em que o uso da voz é requerido, explorando elementos físicos e musicais que fazem parte das práticas diárias do estudante e do profissional da percussão. Para tanto, foram escolhidas três importantes peças do repertório percussivo para a aplicação dos conceitos propostos: ?Corporel, para um percussionista e sons do seu corpo (1985), de Vinko Globokar (1934); To the Earth (1985), de Frederic Rzewski (1938); e URSONATE (1922 - 1932), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). Por possuírem características distintas, quanto ao uso da voz, cada uma delas possibilita o entendimento do MVP, como um paradigma teórico amplo o suficiente, para resolver problemas técnicos e interpretativos diversos, a partir da compreensão do contexto em que estão inseridas: a Música-Teatro. Sob as considerações da pesquisadora Claudia Hansen, e do professor Wladimir Mattos, foram estipuladas as bases deste gênero musical, bem como os perfis do percussionista e da percussão que o representam, além daquilo que deve ser levado em conta como sendo a voz e a fala. A partir de três pilares teórico-práticos - a fonoarticulação, a coarticulação e a realização prosódica - as obras escolhidas foram analisadas e preparadas para a performance, levando-se em conta as discussões ocorridas no âmbito da fonética e da fonologia, e as soluções encontradas foram esquematizadas por meio de tabelas, visando a facilitar a compreensão do MVP. Desta forma, esperamos que a proposta do presente trabalho auxilie futuras pesquisas, interpretações e discussões inseridas no universo percussão e voz, acentuando as cores desta tão tênue e simbiótica linha que perpassa os ambientes musical e teatral.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T13:56:32Z
2016-11-10T13:56:32Z
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144596
000875511
33004013066P3
7599278248922943
url http://hdl.handle.net/11449/144596
identifier_str_mv 000875511
33004013066P3
7599278248922943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649442217197568