Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/8558 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014. |
id |
UNB-2_29e23b9f30f85e53958b05c9f03a17b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/8558 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, Camilla Ferreira deFormiga Sobrinho, Asdrúbal BorgesLIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8558Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Desde os anos 1950, a indústria musical tem presenciado o aparecimento de diversos artistas cujo sucesso não se deve apenas às suas músicas. Carisma, merchandising, interação e, principalmente, conhecer o seu público são alguns dos recursos que um cantor ou grupo podem utilizar para tornarem-se ídolos. Nesse contexto, o surgimento, em praticamente todas as décadas, desde então, das chamadas boybands chama a atenção pelo fato de possuírem características muito similares entre si e, ainda assim, alcançarem o sucesso. Este trabalho procura entender de que forma as duas boybands escolhidas, New Kids on the Block e One Direction, foram trabalhadas como marcas para atingirem os seus consumidores, os fãs. Dessa forma, procurou-se chegar a um resultado que mostre convergências e divergências nas formas em que elas foram trabalhadas na indústria e como são as suas interações com os fãs, a ponto de terem sido transformadas em ídolos de suas gerações. _______________________________________________________________________ ABSTRACTSince the 1950s, the music industry has been witnessing the coming of several artists whose success is due not only to their music. Charisma, merchandising, interaction and, above all, knowing your audience are some of the resources a singer or group may use to become idols. In this context, the advent of boybands in nearly all decades since then draws attention for they have very similar characteristics to each other and still are successful. This work aims to understand in what manner the two boybands, New Kids on the Block and One Direction, were developed as brands to reach their consumers, the fans. Thus, it intended to reach a result revealing convergences and divergences in the ways they were built in the industry and how they interact with fans so to become idols of their generation.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-03T17:28:37Z No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-07T21:07:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-07T21:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Música - indústriaBoy bandsMarca de produtosConsumo (Publicidade)Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Directioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-10-07T21:07:44Z2014-10-07T21:07:44Z2014-10-07T21:07:44Z2014-06-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CamillaFerreiradeLima.pdf2014_CamillaFerreiradeLima.pdfapplication/pdf2213313http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/1/2014_CamillaFerreiradeLima.pdf93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/5/license.txt016f17ff2dde4ad0676f3e9439947646MD5510483/85582014-10-07 18:07:44.178oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-10-07T21:07:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
title |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
spellingShingle |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction Lima, Camilla Ferreira de Música - indústria Boy bands Marca de produtos Consumo (Publicidade) |
title_short |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
title_full |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
title_fullStr |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
title_full_unstemmed |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
title_sort |
Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction |
author |
Lima, Camilla Ferreira de |
author_facet |
Lima, Camilla Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Camilla Ferreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
contributor_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Música - indústria Boy bands Marca de produtos Consumo (Publicidade) |
topic |
Música - indústria Boy bands Marca de produtos Consumo (Publicidade) |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-06-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-07T21:07:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-07T21:07:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-07T21:07:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8558 |
identifier_str_mv |
LIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/1/2014_CamillaFerreiradeLima.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 016f17ff2dde4ad0676f3e9439947646 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492944039968768 |