Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Camilla Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/8558
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
id UNB-2_29e23b9f30f85e53958b05c9f03a17b7
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/8558
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lima, Camilla Ferreira deFormiga Sobrinho, Asdrúbal BorgesLIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8558Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Desde os anos 1950, a indústria musical tem presenciado o aparecimento de diversos artistas cujo sucesso não se deve apenas às suas músicas. Carisma, merchandising, interação e, principalmente, conhecer o seu público são alguns dos recursos que um cantor ou grupo podem utilizar para tornarem-se ídolos. Nesse contexto, o surgimento, em praticamente todas as décadas, desde então, das chamadas boybands chama a atenção pelo fato de possuírem características muito similares entre si e, ainda assim, alcançarem o sucesso. Este trabalho procura entender de que forma as duas boybands escolhidas, New Kids on the Block e One Direction, foram trabalhadas como marcas para atingirem os seus consumidores, os fãs. Dessa forma, procurou-se chegar a um resultado que mostre convergências e divergências nas formas em que elas foram trabalhadas na indústria e como são as suas interações com os fãs, a ponto de terem sido transformadas em ídolos de suas gerações. _______________________________________________________________________ ABSTRACTSince the 1950s, the music industry has been witnessing the coming of several artists whose success is due not only to their music. Charisma, merchandising, interaction and, above all, knowing your audience are some of the resources a singer or group may use to become idols. In this context, the advent of boybands in nearly all decades since then draws attention for they have very similar characteristics to each other and still are successful. This work aims to understand in what manner the two boybands, New Kids on the Block and One Direction, were developed as brands to reach their consumers, the fans. Thus, it intended to reach a result revealing convergences and divergences in the ways they were built in the industry and how they interact with fans so to become idols of their generation.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-03T17:28:37Z No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-07T21:07:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-07T21:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CamillaFerreiradeLima.pdf: 2213313 bytes, checksum: 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50 (MD5)Música - indústriaBoy bandsMarca de produtosConsumo (Publicidade)Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Directioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-10-07T21:07:44Z2014-10-07T21:07:44Z2014-10-07T21:07:44Z2014-06-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CamillaFerreiradeLima.pdf2014_CamillaFerreiradeLima.pdfapplication/pdf2213313http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/1/2014_CamillaFerreiradeLima.pdf93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/5/license.txt016f17ff2dde4ad0676f3e9439947646MD5510483/85582014-10-07 18:07:44.178oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-10-07T21:07:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
title Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
spellingShingle Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
Lima, Camilla Ferreira de
Música - indústria
Boy bands
Marca de produtos
Consumo (Publicidade)
title_short Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
title_full Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
title_fullStr Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
title_full_unstemmed Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
title_sort Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction
author Lima, Camilla Ferreira de
author_facet Lima, Camilla Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Camilla Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
contributor_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Música - indústria
Boy bands
Marca de produtos
Consumo (Publicidade)
topic Música - indústria
Boy bands
Marca de produtos
Consumo (Publicidade)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-07T21:07:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-07T21:07:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-07T21:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/8558
identifier_str_mv LIMA, Camilla Ferreira de. Boyband Branding - uma análise comparativa da construção de marca de New Kids on the Block e One Direction. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/8558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/1/2014_CamillaFerreiradeLima.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8558/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93467d58ec87a2118ea14b10b85cbd50
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
016f17ff2dde4ad0676f3e9439947646
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492944039968768