Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kokubu, Aline Yukari
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23817
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Aministração, 2019.
id UNB-2_2d420e0b92e91a274304e00d97dc94be
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23817
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Kokubu, Aline YukariDechandt, Siegrid GuillaumonKOKUBU, Aline Yukari. Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23817Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Aministração, 2019.Visto as mudanças na forma de consumo do café, do surgimento de novas cafeterias gourmets em Brasília e arredores, bem como, a lacuna existente dos estudos de experiência hedônica no campo da administração, o objetivo com o presente trabalho é de investigar as motivações hedônicas dos consumidores que frequentam esses espaços. O consumo hedônico está relacionado a aspectos multissensoriais e emocionais da experiência de compra dos consumidores (HOLBROOK & HIRSCHMAN, 1982). Com o propósito de analisar o lado subjetivo dos indivíduos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os clientes de cafeterias selecionadas. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo proposto por Arnold & Reynolds (2003) que encontraram seis categorias de motivações hedônicas: aventura, a compra em busca da experiência e estímulos; gratificação, o consumo para reduzir o estresse, para relaxar e como forma de presentear a si mesmo; social, o prazer em ir as compras com mais pessoas; ideia, a compra pela novidade; papel, a felicidade em ir comprar para outra pessoa; valor, a busca por promoções. Como resultado da pesquisa, obteve-se, a partir das repostas dos entrevistados, que as motivações para frequentarem as cafeterias se baseavam na busca pela aventura, pela gratificação, pelas ideias e pelo social. O estudo contribui para uma reflexão teórica e empírica do fenômeno ressaltando a importância dos estudos do consumidor com a abordagem hedônica e abre espaço para que novas pesquisas possam ser realizadas com o intuito de aprofundar o entendimento desse conceito.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-20T01:27:42Z No. of bitstreams: 1 2019_AlineYukariKokubu.pdf: 899459 bytes, checksum: 40c170529bf5b6c5513e67087fa180fa (MD5)Rejected by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br), reason: data errada on 2020-04-20T01:38:56Z (GMT)Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-20T01:40:18Z No. of bitstreams: 1 2019_AlineYukariKokubu.pdf: 899459 bytes, checksum: 40c170529bf5b6c5513e67087fa180fa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-29T20:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AlineYukariKokubu.pdf: 899459 bytes, checksum: 40c170529bf5b6c5513e67087fa180fa (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-29T20:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AlineYukariKokubu.pdf: 899459 bytes, checksum: 40c170529bf5b6c5513e67087fa180fa (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCafeteriasConsumidores - atitudesComportamento do consumidorMotivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-29T20:29:45Z2020-04-29T20:29:45Z2019-02-08porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23817/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AlineYukariKokubu.pdf2019_AlineYukariKokubu.pdfapplication/pdf899459http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23817/1/2019_AlineYukariKokubu.pdf40c170529bf5b6c5513e67087fa180faMD5110483/238172020-04-29 17:29:45.908oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-29T20:29:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
title Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
spellingShingle Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
Kokubu, Aline Yukari
Cafeterias
Consumidores - atitudes
Comportamento do consumidor
title_short Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
title_full Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
title_fullStr Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
title_full_unstemmed Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
title_sort Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets
author Kokubu, Aline Yukari
author_facet Kokubu, Aline Yukari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kokubu, Aline Yukari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dechandt, Siegrid Guillaumon
contributor_str_mv Dechandt, Siegrid Guillaumon
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cafeterias
Consumidores - atitudes
Comportamento do consumidor
topic Cafeterias
Consumidores - atitudes
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Aministração, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T20:29:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29T20:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KOKUBU, Aline Yukari. Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23817
identifier_str_mv KOKUBU, Aline Yukari. Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23817/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23817/1/2019_AlineYukariKokubu.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
40c170529bf5b6c5513e67087fa180fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908002534588416