Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elosângela Albano de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3921
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
id UNB-2_2f1a2957c5740a08c04d67d26f72ba85
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3921
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira, Elosângela Albano deGomes, Vanessa CabralOLIVEIRA, Elosângela Albano de. Gestão por competências: um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO. 2012. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Ji-Paraná, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/3921Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.Devido a globalização e a crescente demanda de clientes e ofertas de produtos e serviços bancários, as instituições financeiras estão investindo cada vez mais no aprimoramento de seus funcionários. O investimento ocorre por meio de cursos técnicos direcionados ao desenvolvimento das competências exigidas para um referido cargo ou função. Este trabalho objetivou identificar o nível de domínio que os colabores possuem quanto às competências necessárias para o atendimento bancário no setor negocial. Devido à exigência da instituição financeira em não mencionar o nome da organização, neste estudo a agência pesquisada foi citada como Agência Alfa. A Agência Alfa pertence a uma instituição financeira de grande porte, possui 28 funcionários e encontra-se localizada no município de Jaru, Estado de Rondônia. A metodologia aplicada foi a quantitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado, com questões fechadas, tipo escala Likert, de cinco pontos, o qual se baseou na literatura de autores da área e no banco de dados da empresa. No questionário, as competências foram divididas em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Os sujeitos da pesquisa foram 12 colabores do setor de atendimento negocial, porém o número de retorno destes foi de apenas 9 questionários devolvidos preenchidos. Para a tabulação dos dados utilizou-se o programa Excel. Os sujeitos do estudo, responderam de maneira taxativa quanto aos três níveis de competências – CHA, pois em todos houve a prevalência de que seria necessário o aprimoramento das competências exigidas. Isso demonstrou o interesse que os funcionários possuem no desenvolvimento da carreira profissional. Por isso, foi sugerida à instituição financeira a elaboração e aplicação de cursos auto-instrucionais e presenciais, além de maior rotatividade dos funcionários nos outros setores da Agência Alfa. Conclui-se que este fator somado à motivação dos funcionários favorece o atendimento por Excelência, a satisfação e fidelização dos clientes, além de contribuir, também, para o desenvolvimento profissional de todos envolvidos neste setor.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-09-26T23:09:02Z No. of bitstreams: 1 2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdf: 903378 bytes, checksum: b83342836f0ef14b34318446cb748f19 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-10-03T13:22:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdf: 903378 bytes, checksum: b83342836f0ef14b34318446cb748f19 (MD5)Made available in DSpace on 2012-10-03T13:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdf: 903378 bytes, checksum: b83342836f0ef14b34318446cb748f19 (MD5)Qualidade no atendimentoGestão por competênciasServiços ao clienteCompetências individuaisCompetências organizacionaisBancáriosGestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/ROinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-10-03T13:22:48Z2012-10-03T13:22:48Z2012-10-03T13:22:48Z2012-04-14info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdf2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdfapplication/pdf903378http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/1/2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdfb83342836f0ef14b34318446cb748f19MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/2/license_url643eb4cd71b9b7735efd049f964871adMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22392http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/4/license_rdfda4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4acMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/5/license.txt4e96d83f13d884431952c4bad1209c38MD5510483/39212012-10-03 10:22:48.646oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-03T13:22:48Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
title Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
spellingShingle Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
Oliveira, Elosângela Albano de
Qualidade no atendimento
Gestão por competências
Serviços ao cliente
Competências individuais
Competências organizacionais
Bancários
title_short Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
title_full Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
title_fullStr Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
title_full_unstemmed Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
title_sort Gestão por competências : um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO
author Oliveira, Elosângela Albano de
author_facet Oliveira, Elosângela Albano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elosângela Albano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Vanessa Cabral
contributor_str_mv Gomes, Vanessa Cabral
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Qualidade no atendimento
Gestão por competências
Serviços ao cliente
Competências individuais
Competências organizacionais
Bancários
topic Qualidade no atendimento
Gestão por competências
Serviços ao cliente
Competências individuais
Competências organizacionais
Bancários
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-04-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-03T13:22:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-03T13:22:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-03T13:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Elosângela Albano de. Gestão por competências: um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO. 2012. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Ji-Paraná, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3921
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elosângela Albano de. Gestão por competências: um estudo com bancários acerca do atendimento prestado aos clientes da Agência Alfa em Jaru/RO. 2012. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Ji-Paraná, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/1/2012_ElosangelaAlbanodeOliveira.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3921/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b83342836f0ef14b34318446cb748f19
643eb4cd71b9b7735efd049f964871ad
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
da4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4ac
4e96d83f13d884431952c4bad1209c38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492898051522560