Estrutura de mercado dos serviços de rebocagem de navios : uma análise nos principais portos da costa brasileira
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16143 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. |
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Feitoza, Renato da RochaLustosa, Paulo Roberto BarbosaFEITOZA, Renato da Rocha. Estrutura de mercado dos serviços de rebocagem de navios: uma análise nos principais portos da costa brasileira. 2016. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16143Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.Com o advento da globalização, a relação comercial entre os países aumentou e, considerando que a maior parte das operações de importação e exportação se dá nos portos, é evidente a relevância do setor portuário na economia de uma nação. O serviço de reboque portuário – essencial em portos de carga e descarga de produtos – consiste nas operações de atracação e desatracação das embarcações que chegam ao porto, realizadas por rebocadores. As barreiras legais e financeiras – alto investimento para atuar no mercado – existentes no mercado de reboque portuário podem causar vícios de mercado (monopólio e oligopólio). Assim, considerando a importância da concorrência na formação de preços e na qualidade do serviço, o presente estudo teve por objetivo identificar a estrutura de mercado do serviço de reboque portuário nos principais portos do Brasil. Os principais portos de cada região brasileira, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário são: porto de Santos – Sudeste; porto de Paranaguá – Sul; porto de Suape – Nordeste; e, porto de Vila do Conde – Norte. Os resultados obtidos evidenciaram que apenas as seguintes empresas atuam nos portos: Wilson Sons, Saam Smit, Sulnorte e Vale (somente presta serviços em operações próprias). Logo foi possível constatar que no mercado de rebocadores, em geral, a estrutura de mercado existente é o oligopólio. E ainda, o porto com maior concorrência é o de Santos, onde também se encontra a melhor frota de rebocadores. O porto de Vila do Conde, onde atua somente uma empresa, apresentou os piores resultados da frota de rebocadores.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-02-14T12:27:45Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenatoDaRochaFeitoza_tcc.pdf: 903283 bytes, checksum: 49aa6e241ff28b96d7e4f2a1395bb8b6 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-03-02T19:26:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenatoDaRochaFeitoza_tcc.pdf: 903283 bytes, checksum: 49aa6e241ff28b96d7e4f2a1395bb8b6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-02T19:26:48Z (GMT). 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