Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Brito da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1203
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1203
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
id UNB-2_35dffa3ecd4e40af4f1b2b24de7a7ae8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1203
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Rafael Brito daRibeiro, Walter EustáquioSILVA, Rafael Brito da. Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços: um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB). 2009. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1203http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1203Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.A prestação de serviços com excelência pressupõe empregados conhecedores da missão da empresa, seus objetivos, suas áreas de atuação, contando com empregados bem capacitados, motivados e comprometidos, para atuar com foco no cliente. Nesse contexto surge o Endomarketing como um modelo de gestão que busca o comprometimento entre empresa e empregado, num equilibrio benéfico para ambas as partes, gerando melhorias no relacionamento com os clientes externos. Ele funciona como um processo gerencial holístico que visa assegurar que todos os empregados da empresa conheçam, estejam engajados e vivenciem o negócio. Por meio do estudo de caso buscou-se avaliar o grau de comprometimento de empregados e empresa, e vice-versa, sob a visão dos próprios empregados. Para isso, buscou-se a realização de pesquisa com uma amostra de 322 empregados de agência do Banco de Brasília, obtendo-se aproximadamente 40% de questionários respondidos. O questionário continha 34 questões fechadas. Em uma primeira parte objetivou-se coletar informações para análise demográfica da amostra, com questões como: sexo, faixa etária, estado civil e grau de escolaridade. Em seguida as questões abordaram os objetivos e os fundamentos estudados de forma a mensurar quantitativamente os fatores que englobam as percepções dos empregados sobre ações do endomarketing no ambiente de trabalho, tais como: comprometimento, desenvolvimento pessoal, percepções sobre a organização, satisfação no trabalho, processo de comunicação interna e políticas de gestão de pessoas. A coleta de dados foi operacionalizada nas agências do BRB, mediante envio dos questionários via malote de comunicação interna, que deveriam após respondidos, serem devolvidos pelo mesmo meio. Dos resultados, observou-se que a quase totalidade dos funcionários afirmou que tanto a empresa quanto os funcionários podem contribuir muito mais uns com os outros, evidenciou-se também parcela significativa de empregados que se sentem comprometidos com a empresa. Por outro lado, a percepção dos empregados mostrou que uma parcela significativa considera a empresa apenas envolvida com os empregados, com considerável número daqueles que a vêem como indiferente aos empregados e seus interesses. Em resumo, resguardadas as características da cultura organizacional da empresa (valores, crenças, preceitos) o ambiente se mostra bastante propício a implementação de forma sistematizada do endomarketing, com muitos pontos fortes. Basta para isso incorporar o conceito de endomarketing ao planejamento estratégico da empresa, mais especificamente ainda nos planos de Marketing e Recursos Humanos. O endomarketing parte do princípio que os empregados representam o primeiro público a ser atingido pela organização, utilizando para isso elementos de Marketing e Recursos Humanos, com total participação e comprometimento da alta direção. Dessa forma, busca equilibrar a relação empresa-empregado, obtendo enormes benefícios para ambas as partes.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-25T17:56:16Z No. of bitstreams: 1 2009_RafaelBritoSilva.pdf: 659526 bytes, checksum: 794eb6d7ab216b3a401eea92130fbd27 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-04T12:25:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_RafaelBritoSilva.pdf: 659526 bytes, checksum: 794eb6d7ab216b3a401eea92130fbd27 (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-04T12:25:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_RafaelBritoSilva.pdf: 659526 bytes, checksum: 794eb6d7ab216b3a401eea92130fbd27 (MD5)EndomarketingComportamento organizacionalComprometimento organizacionalEndomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-11-04T12:25:58Z2010-11-04T12:25:58Z2010-11-04T12:25:58Z2009-12-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2009_RafaelBritoSilva.pdf.txt2009_RafaelBritoSilva.pdf.txttext/plain144025http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/3/2009_RafaelBritoSilva.pdf.txt3460a27ff878c97fa0ba42502a213d08MD53ORIGINAL2009_RafaelBritoSilva.pdf2009_RafaelBritoSilva.pdfapplication/pdf659526http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/1/2009_RafaelBritoSilva.pdf794eb6d7ab216b3a401eea92130fbd27MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/2/license.txtb91afd6b5fab6d0e2896a8911c9f029aMD5210483/12032021-06-18 08:48:03.501oai:bdm.unb.br:10483/1203TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEZlcm5hbmRhIFdlc2NoZW5mZWxkZXIgKG5hbmRhd2VzY2hlbmZlbGRlckBnbWFpbC5jb20pIG9uIDIwMTAtMTAtMjVUMTc6NTY6MTZaIChHTVQpOgoKw4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogcmVwb3NpdG9yaW9AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMzA3LTI0MTEuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T11:48:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
title Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
spellingShingle Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
Silva, Rafael Brito da
Endomarketing
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
title_short Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
title_full Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
title_fullStr Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
title_full_unstemmed Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
title_sort Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços : um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB)
author Silva, Rafael Brito da
author_facet Silva, Rafael Brito da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Brito da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
contributor_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Endomarketing
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
topic Endomarketing
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-04T12:25:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-04T12:25:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-04T12:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rafael Brito da. Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços: um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB). 2009. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1203
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1203
identifier_str_mv SILVA, Rafael Brito da. Endomarketing e o comprometimento organizacional na percepção dos empregados de uma empresa de serviços: um estudo de caso no Banco de Brasília (BRB). 2009. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1203
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/3/2009_RafaelBritoSilva.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/1/2009_RafaelBritoSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1203/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3460a27ff878c97fa0ba42502a213d08
794eb6d7ab216b3a401eea92130fbd27
b91afd6b5fab6d0e2896a8911c9f029a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492870972047360