O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16047 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2016. |
id |
UNB-2_380ede451bc0ca3b84ee4371ff354542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/16047 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Dias, Luana GarciaPorto, Rafael BarreirosDIAS, Luana Garcia. O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca: uma abordagem experimental. 2016. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16047Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2016.A marca é um ativo que tem ganhado cada vez mais visibilidade para a compreensão da dinâmica do mercado. Tem-se observado um aumento dos esforços para se mensurar o desempenho das marcas no que tange à imagem e reposicionamento de marca. Entretanto são raros os trabalhos que averiguam efeitos da manipulação da comunicação do posicionamento na imagem de marcas considerando contextos competitivos das marcas. O presente trabalho buscou unir estes dois conceitos, analisando o impacto da comunicação do posicionamento de marca em sua imagem perante os consumidores. A imagem de marca foi subdividida nas variáveis: valência e lembrança. Foram consideradas como contexto competitivo da marca as seguintes variáveis: força de marca, novidade de marca e novidade de categoria. Utilizando o método da associação livre, foi possível verificar a efetividade da comunicação do posicionamento e as percepções do público em cada situação. Observou-se que o impacto da comunicação do posicionamento possui resultados distintos a depender do contexto competitivo em que foi inserido. Quando a variável dependente era a lembrança da marca, encontrou-se efetividade da comunicação do posicionamento na imagem para as marcas fracas e marcas novas na ausência de contextos competitivos da marca. Quando a variável dependente era a valência da imagem, verificou-se impacto da comunicação do posicionamento da marca fraca sobre a imagem da marca forte, demonstrando efeito moderador de contextos competitivos da marca. O trabalho propõe tratar de um tema bastante estudado na academia, porém trazendo uma nova abordagem metodológica com o objetivo de refinar os resultados obtidos na área.Submitted by Izabel Melo (yumi13jms2@gmail.com) on 2017-02-09T15:44:52Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf: 1452379 bytes, checksum: 7f3f5cdf96726bed1ed59a8c3bde6806 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-02-10T18:43:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf: 1452379 bytes, checksum: 7f3f5cdf96726bed1ed59a8c3bde6806 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T18:43:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf: 1452379 bytes, checksum: 7f3f5cdf96726bed1ed59a8c3bde6806 (MD5)MarcaImagem organizacionalO impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-10T18:43:02Z2017-02-10T18:43:02Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdfapplication/pdf1452379http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/1/2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf7f3f5cdf96726bed1ed59a8c3bde6806MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/160472017-02-10 16:43:02.702oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-10T18:43:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
title |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
spellingShingle |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental Dias, Luana Garcia Marca Imagem organizacional |
title_short |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
title_full |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
title_fullStr |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
title_full_unstemmed |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
title_sort |
O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca : uma abordagem experimental |
author |
Dias, Luana Garcia |
author_facet |
Dias, Luana Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Luana Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
contributor_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marca Imagem organizacional |
topic |
Marca Imagem organizacional |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-10T18:43:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-10T18:43:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Luana Garcia. O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca: uma abordagem experimental. 2016. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16047 |
identifier_str_mv |
DIAS, Luana Garcia. O impacto da comunicação do posicionamento na imagem de marca: uma abordagem experimental. 2016. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/1/2016_LuanaGarciaDias_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16047/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f3f5cdf96726bed1ed59a8c3bde6806 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493021339942912 |