A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/23842 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019. |
id |
UNB-2_48673a37fc348d810b61c819a2349771 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23842 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Campos, Cecilia Rosa de SiqueiraAldrigue, Natalia de SousaCAMPOS, Cecilia Rosa de Siqueira. A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil: da cultura tradicional à moderna. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23842Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma em que a Coreia do Sul tem se promovido no Brasil tendo em vista dois aspectos culturais muito fortes no país que são: a tradicionalidade e a modernidade (mais especificamente a hallyu - a onda coreana). Com isto foi realizado uma pesquisa exploratória qualitativa a fim de esclarecer e desenvolver conceitos e ideias, resultando no maior entendimento de diversas vertentes relacionados ao turismo, cultura, identidade, marketing, e também sobre aspectos da história e cultura da Coreia do Sul. Com a maior compreensão destes assuntos foi realizado uma análise que foi dividida em duas partes: a primeira delas consistiu em analisar o conteúdo do material divulgado pela embaixada em seu perfil oficial da rede social Instagram no ano de 2019 (janeiro - setembro). A segunda parte consistiu em uma análise do material fornecido pela embaixada que consiste em publicações que são distribuídas em seus eventos. Desta forma, foi possível identificar que a Coreia do Sul não realiza sua promoção focando em apenas um de seus aspectos culturais, mas que na realidade há a junção do tradicional ao moderno de forma em que estes aspectos atuam de forma conjunta e harmonizada. Conclui-se, então, que a Coreia do Sul se preocupa em transmitir uma imagem em que sua tradicionalidade não foi esquecida mas que ainda assim não a deteve de evoluir culturalmente.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-05-01T00:20:57Z No. of bitstreams: 1 Web_2019_CeciliaRosadeSiqueiraCampos_tcc.pdf: 1263882 bytes, checksum: 35d919c3b82ee88812c7d069c67a9826 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-04T20:41:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Web_2019_CeciliaRosadeSiqueiraCampos_tcc.pdf: 1263882 bytes, checksum: 35d919c3b82ee88812c7d069c67a9826 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-04T20:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Web_2019_CeciliaRosadeSiqueiraCampos_tcc.pdf: 1263882 bytes, checksum: 35d919c3b82ee88812c7d069c67a9826 (MD5)This study has as an objective to analyze how South Korea has been promoting the country in Brazil having in mind its two strong cultural aspects, which are: the traditionality and the modernity (specifically the Hallyu - the Korean wave). For that, it was done an exploratory and qualitative research to understand concepts related to tourism, culture, identity, marketing, and also about South Korea’s history and cultural aspects. With a deeper understanding of these subjects, it was done an analysis divided into two parts: the first one consisted of analyze the publications posted on Instagram by the Embassy of the Republic of Korea in Brazil on its official account (from January to September). The second part consisted of analyze the publications given by the embassy in official events. Doing that was possible to identify that South Korea does not do its promotion focusing only on one cultural aspect, but attaching the traditional to the modern in a harmonized way. It was concluded that South Korea’s concern is to convey an image of a country where its traditionality was not forgotten but at the same time did not stop its cultural development.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoMarketing turísticoA Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à modernainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-04T20:41:17Z2020-05-04T20:41:17Z2019-11-19porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23842/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_CeciliaRosaDeSiqueiraCampos_tcc.pdf2019_CeciliaRosaDeSiqueiraCampos_tcc.pdfapplication/pdf1263882http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23842/1/2019_CeciliaRosaDeSiqueiraCampos_tcc.pdf35d919c3b82ee88812c7d069c67a9826MD5110483/238422020-05-04 17:42:26.125oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-04T20:42:26Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
title |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
spellingShingle |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna Campos, Cecilia Rosa de Siqueira Turismo Marketing turístico |
title_short |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
title_full |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
title_fullStr |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
title_full_unstemmed |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
title_sort |
A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil : da cultura tradicional à moderna |
author |
Campos, Cecilia Rosa de Siqueira |
author_facet |
Campos, Cecilia Rosa de Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Cecilia Rosa de Siqueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aldrigue, Natalia de Sousa |
contributor_str_mv |
Aldrigue, Natalia de Sousa |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo Marketing turístico |
topic |
Turismo Marketing turístico |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-04T20:41:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-04T20:41:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS, Cecilia Rosa de Siqueira. A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil: da cultura tradicional à moderna. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23842 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Cecilia Rosa de Siqueira. A Coréia do Sul e seu marketing turístico para o Brasil: da cultura tradicional à moderna. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23842/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23842/1/2019_CeciliaRosaDeSiqueiraCampos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 35d919c3b82ee88812c7d069c67a9826 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493108566786048 |