Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Murilo Alves dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2951
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_620a69495cab7564c538d87b3969cefa
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2951
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Reis, Murilo Alves dosFarias, Josivania SilvaREIS, Murilo Alves dos. Avaliação de serviços: uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2951Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Este trabalho é uma pesquisa descritiva que apresenta informações acerca da percepção de qualidade do serviço de reparo automotivo de uma oficina mecânica localizada em Brasília. Para que fosse possível uma visão sobre a qualidade do serviço da oficina, foi realizada uma pesquisa quantitativa. Essa pesquisa se deu na forma de questionário com os clientes consumidores do serviço oferecido pela oficina. O questionário foi aplicado com 336 clientes e teve por objetivo verificar a qualidade do serviço com base na expectativa e na percepção destes clientes acerca do serviço de reparo automotivo, pautado por um modelo desenvolvido anteriormente, o servqual, de Berry, Parasuraman e Zeithaml (1985). As informações colhidas permitiram uma aferição do nível de expectativa e do nível de percepção referente ao serviço, além da diferença entre ambos, o chamado gap, determinante para a avaliação da qualidade de um serviço no modelo proposto. Ao fim do trabalho, a pesquisa aponta, através do gap, uma qualidade do serviço de reparação automotiva abaixo do esperado pelos clientes. O trabalho contribui para a melhora do nível de serviços de reparação automotiva através da verificação do nível de qualidade. Além disso, o trabalho pode ser visto como uma forma de incentivar novos estudos no segmento a nível local.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-09-29T22:02:04Z No. of bitstreams: 1 2011_MuriloAlvesdosReis.pdf: 685682 bytes, checksum: 68ac4cdec2c69e355e68030766469c51 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Moreira Mendes Barcelos(camila@bce.unb.br) on 2012-02-16T20:04:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_MuriloAlvesdosReis.pdf: 685682 bytes, checksum: 68ac4cdec2c69e355e68030766469c51 (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-16T20:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_MuriloAlvesdosReis.pdf: 685682 bytes, checksum: 68ac4cdec2c69e355e68030766469c51 (MD5)Controle de qualidadeAutomóveis - manutenção e reparosOficina mecânicaAutomóveisAvaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-16T20:04:12Z2012-02-16T20:04:12Z2012-02-16T20:04:12Z2011-07-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_MuriloAlvesdosReis.pdf2011_MuriloAlvesdosReis.pdfapplication/pdf685682http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/1/2011_MuriloAlvesdosReis.pdf68ac4cdec2c69e355e68030766469c51MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/3/license_text24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1ddMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23631http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/4/license_rdf0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/5/license.txt86a693cdb3f40079686820c6e728cd7fMD55TEXT2011_MuriloAlvesdosReis.pdf.txt2011_MuriloAlvesdosReis.pdf.txttext/plain108210http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/6/2011_MuriloAlvesdosReis.pdf.txt375a187e308a3d2cc27d6afa0ed0e2f1MD5610483/29512017-03-22 17:48:23.066oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-03-22T20:48:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
title Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
spellingShingle Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
Reis, Murilo Alves dos
Controle de qualidade
Automóveis - manutenção e reparos
Oficina mecânica
Automóveis
title_short Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
title_full Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
title_fullStr Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
title_full_unstemmed Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
title_sort Avaliação de serviços : uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual
author Reis, Murilo Alves dos
author_facet Reis, Murilo Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Murilo Alves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Josivania Silva
contributor_str_mv Farias, Josivania Silva
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Controle de qualidade
Automóveis - manutenção e reparos
Oficina mecânica
topic Controle de qualidade
Automóveis - manutenção e reparos
Oficina mecânica
Automóveis
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Automóveis
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-16T20:04:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-16T20:04:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-16T20:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Murilo Alves dos. Avaliação de serviços: uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2951
identifier_str_mv REIS, Murilo Alves dos. Avaliação de serviços: uma análise da qualidade do serviço de mecânica automotiva utilizando-se o instrumento Servqual. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/1/2011_MuriloAlvesdosReis.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2951/6/2011_MuriloAlvesdosReis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68ac4cdec2c69e355e68030766469c51
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1dd
0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651c
86a693cdb3f40079686820c6e728cd7f
375a187e308a3d2cc27d6afa0ed0e2f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907712696647680