Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Léo Torres da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10977
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
id UNB-2_6e473ebd489f37585bb3975ce3c15af1
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10977
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Costa, Léo Torres daQueiroz, Alexei Alves deCOSTA, Léo Torres da. Hibridações em música: levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/10977Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.Trata-se a pesquisa do estudo de linhas de baixo e suas relações com a percussão, sob uma perspectiva musicológica, dentro do contexto da Música Popular Maranhense (MPM). Para tanto, nos propusemos a analisar duas músicas que foram gravadas sob a influência dos ritmos afro-maranhenses tambor de crioula e bumba-meu-boi, utilizando como principal ferramenta teórica a noção de culturas híbridas, de Nestor Canclini. Um dos objetivos principais da pesquisa foi investigar como a música maranhense pode oferecer elementos rítmicos diferenciados aos instrumentistas que tocam e conhecem esses ritmos e como isso influencia a forma de tocar o baixo elétrico. A metodologia utilizada foi escuta e transcrição das músicas dente de ouro e fogueira, para uma análise que levou em consideração não apenas elementos musicais, mas também a vivência dos atores envolvidos com a música maranhense. A partir da leitura da bibliografia e da análise das transcrições e entrevistas (uma com um baixista e outra com um compositor), foi possível relativizar alguns pré-conceitos sobre o que é ser baixista “maranhense” e sobre a relação baixo/percussão.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-08-24T16:11:21Z No. of bitstreams: 1 2015_LeoTorresdaCosta.pdf: 1346467 bytes, checksum: edc6b9e8a92ecadf1b54a8da9ff312b9 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-08-24T16:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_LeoTorresdaCosta.pdf: 1346467 bytes, checksum: edc6b9e8a92ecadf1b54a8da9ff312b9 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-24T16:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_LeoTorresdaCosta.pdf: 1346467 bytes, checksum: edc6b9e8a92ecadf1b54a8da9ff312b9 (MD5)The research tries to analyze the relations between bass lines and percussion, throughout a musicological perspective, into the context of the Pop Music of Maranhão (MPM). For that, we proposed to ourselves to analyze two songs recorded under the influence of the afro-maranhão rhythms tambor de crioula and bumba-meu-boi, using as the main theory tool the conception of hybrid cultures, of Nestor Canclini. One of the main goals of the research was to investigate how the music of Maranhão can offer different rhythmic elements to musicians who play these rhythms and how it influences the way of playing electric bass. The methodology used was the listening and transcription of the songs dente de ouro and fogueira, taking into consideration not only musical aspects but also the living of the actors involved with music of Maranhão. From reading the literature and analyzing the transcriptions and interviews (one with a bass player and other with a composer), it was possible review some pre-concepts about what is to be a bass player “from Maranhão” and about the relation bass/percussion.Instrumentos de cordaMúsica Popular Maranhense (MPM)Instrumento de percussãoHibridações (Música)Baixo elétricoMaranhão (MA) - músicaHibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-08-24T16:38:36Z2015-08-24T16:38:36Z2015-08-24T16:38:36Z2015-06-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_LeoTorresdaCosta.pdf2015_LeoTorresdaCosta.pdfapplication/pdf1346467http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/1/2015_LeoTorresdaCosta.pdfedc6b9e8a92ecadf1b54a8da9ff312b9MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/5/license.txtd7fcd3a0db3e02376eafcadb010fdf05MD5510483/109772019-02-22 09:52:10.921oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-02-22T12:52:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
title Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
spellingShingle Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
Costa, Léo Torres da
Instrumentos de corda
Música Popular Maranhense (MPM)
Instrumento de percussão
Hibridações (Música)
Baixo elétrico
Maranhão (MA) - música
title_short Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
title_full Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
title_fullStr Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
title_full_unstemmed Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
title_sort Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão
author Costa, Léo Torres da
author_facet Costa, Léo Torres da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Léo Torres da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Alexei Alves de
contributor_str_mv Queiroz, Alexei Alves de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Instrumentos de corda
Música Popular Maranhense (MPM)
Instrumento de percussão
Hibridações (Música)
Baixo elétrico
Maranhão (MA) - música
topic Instrumentos de corda
Música Popular Maranhense (MPM)
Instrumento de percussão
Hibridações (Música)
Baixo elétrico
Maranhão (MA) - música
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-24T16:38:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-24T16:38:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-24T16:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Léo Torres da. Hibridações em música: levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10977
identifier_str_mv COSTA, Léo Torres da. Hibridações em música: levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/1/2015_LeoTorresdaCosta.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10977/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv edc6b9e8a92ecadf1b54a8da9ff312b9
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
d7fcd3a0db3e02376eafcadb010fdf05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492970043604992