O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo Henrique Marques
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/493
http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
id UNB-2_6ec56b7be843a0240bd4b0a1b283526e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/493
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Costa, Paulo Henrique MarquesVellasco, Ana Maria de Moraes SarmentoCOSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.http://bdm.unb.br/handle/10483/493http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.O presente trabalho monográfico tem como ponto principal a análise do discurso que permeia toda a publicidade no turismo, tomando-se como objetos empíricos de análise 208 folhetos colhidos de várias revistas de turismo do Distrito Federal. Assim, tem-se a necessidade de analisar os processos comunicativos e, desse, modo, averiguar a influência sobre a adesão de um lado do público: o leitorturista. Dessa forma, o princípio gerador será investigar, à luz da análise do discurso de Chain Perelman (1996), folhetos e panfletos publicitários de revistas de turismo de Brasília, Distrito Federal, verificando como ocorre o nível de manipulação e sedução desses materiais nas agências de turismo e como o turista tende a ser persuadido pelos argumentos contidos nesses materiais publicitários a serviço da indústria de turismo.Submitted by Debora Freitas de Sousa (deborahera@gmail.com) on 2009-07-21T13:40:04Z No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-08-05T13:36:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5)Made available in DSpace on 2009-08-05T13:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5) Previous issue date: 2004-02-26The present paper has as the principal point the analysis of the discourse that enphasizes all the publicity in the tourism, taking as the empirical analysis objects 208 folders which are taken from varies magazines of the tourism in Federal District, in Brasilia. This way, it has the necessity of analyzing the comunication processes and verify the influence under the adesion of the one side of the publico: the touristreader. 2 However, the main principle will be to investigate, according to the analysis of the discourse from Chain Perelman (1996), publicity folders from magazines of tourism of Brasilia, Federal District, verifying how happens the level of manipulation e seduction of these materials in the tourisms agencies and how the tourist can be persuaded by the arguments that are put in these publicities material in service of tourism industry.TurismoDistrito Federal (DF)PublicidadeO turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-08-05T13:36:13Z2009-08-05T13:36:13Z2009-08-05T13:36:13Z2004-02-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/2/license.txt03ac1e57b59035751f833764c6379f07MD52ORIGINAL2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdfapplication/pdf9451023http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/1/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdffd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfcMD51TEXT2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txt2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txttext/plain145751http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/3/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txtaade4778d27d4703c160670608309a6aMD5310483/4932019-09-04 09:09:31.053oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-04T12:09:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
title O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
spellingShingle O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
Costa, Paulo Henrique Marques
Turismo
Distrito Federal (DF)
Publicidade
title_short O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
title_full O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
title_fullStr O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
title_full_unstemmed O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
title_sort O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
author Costa, Paulo Henrique Marques
author_facet Costa, Paulo Henrique Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paulo Henrique Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vellasco, Ana Maria de Moraes Sarmento
contributor_str_mv Vellasco, Ana Maria de Moraes Sarmento
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Distrito Federal (DF)
Publicidade
topic Turismo
Distrito Federal (DF)
Publicidade
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
publishDate 2004
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2004-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-08-05T13:36:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-05T13:36:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-05T13:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/493
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493
identifier_str_mv COSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/493
http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/1/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/3/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 03ac1e57b59035751f833764c6379f07
fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc
aade4778d27d4703c160670608309a6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492863968608256