O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/493 http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. |
id |
UNB-2_6ec56b7be843a0240bd4b0a1b283526e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/493 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Costa, Paulo Henrique MarquesVellasco, Ana Maria de Moraes SarmentoCOSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.http://bdm.unb.br/handle/10483/493http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.O presente trabalho monográfico tem como ponto principal a análise do discurso que permeia toda a publicidade no turismo, tomando-se como objetos empíricos de análise 208 folhetos colhidos de várias revistas de turismo do Distrito Federal. Assim, tem-se a necessidade de analisar os processos comunicativos e, desse, modo, averiguar a influência sobre a adesão de um lado do público: o leitorturista. Dessa forma, o princípio gerador será investigar, à luz da análise do discurso de Chain Perelman (1996), folhetos e panfletos publicitários de revistas de turismo de Brasília, Distrito Federal, verificando como ocorre o nível de manipulação e sedução desses materiais nas agências de turismo e como o turista tende a ser persuadido pelos argumentos contidos nesses materiais publicitários a serviço da indústria de turismo.Submitted by Debora Freitas de Sousa (deborahera@gmail.com) on 2009-07-21T13:40:04Z No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-08-05T13:36:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5)Made available in DSpace on 2009-08-05T13:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf: 9451023 bytes, checksum: fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc (MD5) Previous issue date: 2004-02-26The present paper has as the principal point the analysis of the discourse that enphasizes all the publicity in the tourism, taking as the empirical analysis objects 208 folders which are taken from varies magazines of the tourism in Federal District, in Brasilia. This way, it has the necessity of analyzing the comunication processes and verify the influence under the adesion of the one side of the publico: the touristreader. 2 However, the main principle will be to investigate, according to the analysis of the discourse from Chain Perelman (1996), publicity folders from magazines of tourism of Brasilia, Federal District, verifying how happens the level of manipulation e seduction of these materials in the tourisms agencies and how the tourist can be persuaded by the arguments that are put in these publicities material in service of tourism industry.TurismoDistrito Federal (DF)PublicidadeO turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-08-05T13:36:13Z2009-08-05T13:36:13Z2009-08-05T13:36:13Z2004-02-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/2/license.txt03ac1e57b59035751f833764c6379f07MD52ORIGINAL2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdfapplication/pdf9451023http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/1/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdffd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfcMD51TEXT2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txt2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txttext/plain145751http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/3/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txtaade4778d27d4703c160670608309a6aMD5310483/4932019-09-04 09:09:31.053oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-04T12:09:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
title |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
spellingShingle |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) Costa, Paulo Henrique Marques Turismo Distrito Federal (DF) Publicidade |
title_short |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
title_full |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
title_fullStr |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
title_full_unstemmed |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
title_sort |
O turismo e a retórica publicitária : um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996) |
author |
Costa, Paulo Henrique Marques |
author_facet |
Costa, Paulo Henrique Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paulo Henrique Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vellasco, Ana Maria de Moraes Sarmento |
contributor_str_mv |
Vellasco, Ana Maria de Moraes Sarmento |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo Distrito Federal (DF) Publicidade |
topic |
Turismo Distrito Federal (DF) Publicidade |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2004-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-08-05T13:36:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-08-05T13:36:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-05T13:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/493 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493 |
identifier_str_mv |
COSTA, Paulo Henrique Marques. O turismo e a retórica publicitária: um estudo de caso de folhetos de revistas de agências de turismo do Distrito Federal sob a ótica da análise do discurso de Chain Perelman (1996). 2004. 172 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/493 http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/1/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/493/3/2004_PauloHeriqueMarquesCosta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03ac1e57b59035751f833764c6379f07 fd790d6a6e010824fd5e11f6a02d7bfc aade4778d27d4703c160670608309a6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907724998541312 |